SURGE O RECIFE ARENA – NOVO CLUBE DE FUTEBOL DE MESA

RECIFE ARENA - NOVO CLUBE DE FUTEBOL DE MESA

RECIFE ARENA - NOVO CLUBE DE FUTEBOL DE MESA

Depois de mais de 45 anos jogando botão, tendo vivenciado diversas experiências neste esporte e passado por muitos clubes, nas mais diferenças regras praticadas em Pernambuco, só agora  resolvi fundar um clube amador de Futebol de Mesa.

Todos aqueles que se envolvem com esporte amador, especialmente o Futebol de Mesa,  sabem quanto é difícil conseguir espaço permanente e reconhecimento da importancia de uma modalidade esportiva amadora na maioria dos clubes cujo “carro chefe” é sempre os esportes de massa, principalmente o Futebol Profissional.

Sempre tentei, em vão, implantar nos Clubes tradicionais do meu Estado uma estrutura que desse condições de se praticar o Futebol de Mesa

Poucos abnegados, como por exemplo o amigo Atienza do Corinthians, conseguem a proeza de montar uma estrutura digna para a prática do Futebol de Mesa dentro do clube grande mostrando a importância da manutenção deste esporte aqueles que comandam o clube.

Por isso, em quase a totalidade dos Estados, a prática do Futebol de Mesa exista mais em clubes Amadores  e Associações Amadoras, filiadas as Federações Estaduais que propriamente nos grandes Clubes .

Pernambuco não poderia ser diferente, desde que nosso Estado se filiou a CBFM – Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, lutamos para nossos grandes e tradicionais clubes criem  seus  Departamentos Esportivos de Futebol de Mesa.

Pessoalmente,  com ajuda de abnegados botonistas do Estado, já tentei implantar no Náutico, Santa Cruz, Clube Internacional do Recife, até em outros clubes tradicionais como a AABB Recife, e recentemente no América, uma atividade permanente de prática de Futebol de Mesa.

Atualmente apenas o Sport Recife mantém, com muito esforço de poucos, uma boa estrutura para prática do botonismo porém muito pouco utilizada pelos seus sócios.

Houve períodos, que no Santa Cruz que é meu clube de coração, consegui manter um Departamento Amador ativo e participativo tendo obtido até grandes conquistas elevando o nome do Clube no cenário Nacional, mas isso foi apenas num período em que perdurou  uma gestão de  determinada Diretoria, onde o Presidente “entendia” melhor a importância de manter o referido Departamento Amador no Clube.

A mesma coisa se deu na AABB Recife, clube que sempre valorizou os esportes amadores mas nunca o Futebol de Mesa, nele embora tenhamos conseguido boas participações nas competições Estaduais e Nacionais.

No ano passado, também fui muito entusiasmado ao América, um Clube tradicional e quase centenário, que depois de muito penar retornou à 1ª Divisão do Futebol Profissional do Estado, tentar implantar nosso esporte lá.

No Mequinha, embora tenhamos efetuado sua filiação na FEFUMEPE – Federação de Futebol de Mesa de Pernambuco e conseguido dar ao mesmo o titulo de ser o Clube mais vencedor no Futebol de Mesa em 2011, não tivemos o reconhecimento da Direção nem o apoio que esperavamos.

Normalmente em todos os clubes por qual passei e consegui implantar o Futebol de Mesa, a condição inicial que solicitei foi apenas um local definido para a prática do esporte, e sempre assumi a responsabilidade por toda a estrutura necessária para a prática do esporte, como por exemplo, campos, cavaletes, barrinhas, bolinhas etc, etc….

Fora isso, na maioria das vezes, todas as despesas referentes a pagamentos de anuidades da Federação, taxas de inscrição, passagens, estadia, etc, necessárias nas competições pela qual representavamos  o clube, eram bancada por mim. Em raríssimas ocasiões, como no Santa Cruz exemplo, o Clube bancou alguma despesa.

Agora em 2012, por sugestão e apoio dos meus filhos que me convenceram de que, para investir do meu bolso e manter um Departamento Amador de Futebol de Mesa em Clube, pagando todas as despesas inerentes a seu funcionamento, eu poderia fazer o mesmo fundando um clube amador, apenas para a prática do Futebol de Mesa.

Então sendo assim, no dia do meu aniversário ocorrido em Novembro passado, reunido com vários amigos e familiares, fundamos o

RECIFE ARENA – Clube Armandinho de Futebol de Mesa

Estamos fazendo o registro formal do clube e a solicitação de filiação na FEFUMEPE.

O Recife Arena já nasce contando com a integração de todos os botonistas que estavam vinculados ao América em 2011, e ainda com o retorno de velhos e grandes botonistas que não estavam em atividade como Ricardo dos Anjos e André Luiz.

A meta agora é a Sede própria e a realização do sonho da ARENA ARMANDINHO.

Para isso precisamos de ter visão, e como dizia Phil Jackson

” Antes que uma visão possa virar realidade, ela tem que pertencer a todos do mesmo grupo”

Espero de coração, contar com todo grupo de modo a olharmos em uma só direção que é o engrandecimento do Futebol de Mesa

” Sonho que se sonha só é só um sonho, sonho que se sonha junto é realidade”

Abraços e vamos a luta.

Armandinho   

Sobre o autor

Armandinho joga botão há mais de 45 anos. Disputou quase todos os Campeonatos Brasileiros individuais da Regra oficial de 12 Toques realizados em vários Estados Brasileiros e foi Campeão Pernambucano em todas as Regras que disputou. É o Presidente do RECIFE ARENA - Clube Armandinho de Futmesa