LIMPEZA DOS BOTÕES

    QUINTO  MANDAMENTO DO BOTONISTA

Zele pelos seus botões, mesmo que outras pessoas os achem feios ou mal feitos, mantenha-os sempre limpos e bem guardados, tenha sempre consigo todo material necessário para limpeza e conservação.

“O IMPORTANTE É SEMPRE TER UM TIME EM PERFEITAS CONDIÇÕES DE JOGOâ€

Assim como está descrito no 5º mandamento do Botonista escrito acima, segue umas “dicas” para que um jogador possa manter seus botões nas melhores condições de jogo.

Saliento que são sugestões particulares que costumo aplicar, existindo aqueles jogadores que usam outros métodos de limpeza com bastante eficácia.

Materiais necessários:

1- Uma flanela para aplicar o material de limpeza da parte inferior do Botão - Costumo usar  o  LIMPA VINIL

Almofada com o lado específico para uso do vinil

Almofada com o lado específico para uso do vinil

2- Uma flanela ou veludo fino para aplicar o material de limpeza da parte de cima do botão e na paleta - Costumo usar a  CERA de CARNAÚBA

ALMOFADA COM LADO ESPECÃFICO PARA A CARNAÚBA

ALMOFADA COM LADO ESPECÃFICO PARA A CARNAÚBA

3- Um pedaço de manta de borracha de 5mm – que servirá de almofada entre as duas flanelas costurando-se nas bordas, conforme foto anexada.

ALMOFADA DE BORRACHA COM DUPLA FUNÇÃO

ALMOFADA DE BORRACHA COM DUPLA FUNÇÃO

APLICAÇÃO

Normalmente os botões quando são novos precisam de uma boa limpeza para que fiquem em condições de deslisar bem no campo.

Normalmento o que faço:

1º) Esfrego a cera de Carnaúba no lado específico da almofada, preparada para tal e passo os dois lados do botão, verifica-se que se acumula um pouco do pó da carnaúba nos botões, esse excesso deve ser retirado com um pano ou outra flanela seca. Veja as fotos anexas

 

Limpando a parte de cima bo botão

Limpando a parte de cima bo botão

 

 2º) Passar apenas o lado inferior dos botões (parte que deslisa no campo) na flanela que deve estar emudecida pelo LIMPA VINIL. O ideal é sempre emudecer este lado da almofada no dia anterior a utilização.

Limpando a parte de baixo, flanela umidecida no dia anterior

Limpando a parte de baixo, flanela umidecida no dia anterior

Obs:

A cera de carnaúba deve-se passar todas as vezes em que for limpar os botões, porém a LIMPA VINIL só precisamos emudecer a flanela uma vez por mês. Com o tempo o lada da almofada específico para uso do LIMPA VINIL ficará com uma textura brilhosa e com uma crosta do material que será absorvido pela flanela, sempre faço este lado da almofada com duas mantas de flanela. (flanela dupla)

Você poderá observar entre os jogadores veteranos que ela sempre limpa os botões em uma flanela aparentemente velha, mas não ela está bastante usada e quanto mais velha melhor.

Limpa vinil e Almofada bastante usada

Limpa vinil e Almofada bastante usada

Normalmente, conforme pode-se ver em foto anexa, costumo usar flanelas de cores diferentes para usos diferentes ou seja uma cor para a CARNAÚBA (parte de cima do botão) e outra cor (flanela dupla) para o LIMPA VINIL, (parte de baixo do botão)

Espero que estas dicas possam ter ajudado a fazer seus botões deslizarem bem no campo.

Abraços

Armandinho

Sobre o autor

Armandinho joga botão há mais de 45 anos. Disputou quase todos os Campeonatos Brasileiros individuais da Regra oficial de 12 Toques realizados em vários Estados Brasileiros e foi Campeão Pernambucano em todas as Regras que disputou. É o Presidente do RECIFE ARENA - Clube Armandinho de Futmesa