CARLOS CLÁUDIO O GURU DAS REGRAS

             Conheci Carlos Cláudio em participação nos Brasileiros individuais, e mesmo sendo novato na modalidade me impressionou sua maneira de interpretar a regra oficial principalmente se tratando de um profissional da área de Saúde, pois ele é médico.

Normalmente quem se arvora a penetrar e estudar interpretação de leis e normas é o profissional da área de direito ou administrativa, mas Carlos Cláudio não, entrou firme e forte na Comissão Nacional, que foi designada a fazer melhorias na escrita para interpretações de pontos polêmicos da Regra de 12 Toques, e tem presença marcante até hoje no melhoramento de nossa Regra.

Segue a entrevista que fiz com ele através de e-mail.

NOME: SITE / E-MAIL / CONTATO – Carlos Cláudio Alencar de Castro

                                                                                       carlosclaudioa@terra.com.br

NOME DO TIME QUE COSTUMA JOGAR:

Meu time de botão, time de infância, com que jogo é o Tunrquio Futebol Clube, hoje Clube Tunrquio de Futebol de Mesa – CTFM

FEDERADO A ALGUM CLUBE / LIGA / FEDERAÇÃO: REGRA QUE PRATICA:

Jogo pelo Ceará Sporting Club, filiado à AFUTMECE – Associação de Futebol de Mesa do Ceará.

Pratico a Regra Oficial de 12 TOQUES

TIME DE FUTEBOL DO CORAÇÃO: Ceará Sporting Club

 ENTREVISTA

1.      Como o Futebol de Mesa chegou até você?

Já aos 5 anos jogava botão no chão de minha casa em Juazeiro do Norte. Com 6 anos, ganhei um ESTRELÃO e “ele” me acompanhou até os primeiros anos de faculdade (83-84). Em 2003, pesquisando na internet, vi o site do Reynaldo (Bola e Botão), depois conheci seu Marcelino e aí, reaprendi o gosto pela prática e pela técnica, no caso da técnica, aprendi, já que para mim era uma maneira de jogar e materiais completamente diferentes dos que estava habituado.

2.      Só nestes últimos anos que o Ceará começou a participar de eventos Nacionais.  Pode nos contar como foi essa entrada neste esporte?

O marco inicial foi um torneio que tive a ousadia de promover em um shopping de Fortaleza, em 2004, na loja Centauro, daí formamos um grupo que, apesar das mudanças de componentes, permanece até hoje; desde 2004 temos participado de eventos nacionais.

3.      O Futebol de Mesa vem crescendo muito ultimamente, você acredita que futuramente poderemos ter um Campeonato Brasileiro com representante todos os Estados do Nordeste?

Um problema que eu vejo no Nordeste é a diversidade de regras praticadas, sendo que há predominância gritante de uma só dependendo do Estado.

4.      Você é medico de profissão, no entanto sempre foi um batalhador na interpretação e modificações na Regra de 12 Toques que normalmente é papel de advogado e administradores. Como enveredou para essa área?

Quando eu comprei o material “moderno” para jogar em 2003, tive que criar uma regra: “três toques cearense”; criar uma regra foi um aprendizado muito grande no que se refere a pensar nas diversas possibilidades técnicas; quando fiz o torneio na Centauro, precisava de uma regra oficial, passei a estudar a “bola 12 toques” e vi que havia lacunas nos textos disponíveis, foi quando interessei-me em contribuir para termos um texto mais claro e completo.

5.      Ainda com relação a interpretações e modificações da Regra Oficial vigente, você acredita que ainda tenha muitos pontos polêmicos e que ainda sofrerão modificações?

Não tenha dúvida, esse é um universo que tem muito a ser explorado.

6.      Quando você começou a jogar a Regra de 12 Toques ela praticamente não era utilizada no Nordeste, apenas em Pernambuco e Alagoas. Quais os pontos fortes da mesma e quais foram as melhores modificações efetuadas desde que você começou a compor a Comissão Nacional de estudos sobre atualizações e interpretação da Regra?

Acho que ela se assemelha muito ao futebol, a não ser pelo número de gols, mas isso se parece com os jogos de botões de minha infância: muitos gols e emoção. A perda de posse de bola após chute a gol me pareceu uma mudança muito interessante, não pela questão técnica mas pela dissipação de muitas dúvidas que os lances promoviam: trave, goleiro…..?

7.      Você anda meio afastado das atividades de “jogador”, mas é sempre cobrada sua presença nas competições e fez muita falta no NORDESTÃO que fizemos em Recife. Quando deixará de ser apenas CARTOLA e retornará aos jogos?

A minha condição atual de coordenador de uma UTI Neonatal em Fortaleza tem me consumido muito tempo, mas como chefe não é para sempre, espero logo estar de volta às mesas.

8.      Qual a importância deste novo site e que mensagem que você deixaria para os leitores do www.armandinhofutmesa.com.br

Armandinho é uma lenda viva do futebol de mesa brasileiro e algo que tenha sua chancela “é de responsa”. Nós ganhamos um grande instrumento para alavancar o nosso esporte…. grande iniciativa.

Carlos Cláudio é um estudioso de Regras

Carlos Cláudio é um estudioso de Regras

Sobre o autor

Armandinho joga botão há mais de 45 anos. Disputou quase todos os Campeonatos Brasileiros individuais da Regra oficial de 12 Toques realizados em vários Estados Brasileiros e foi Campeão Pernambucano em todas as Regras que disputou. É o Presidente do RECIFE ARENA - Clube Armandinho de Futmesa