ENTREVISTADO DO MÊS JANEIRO- LORIVAL LIMA

 

ENTREVISTADO DO MES

ENTREVISTADO DO MES

LORIVAL ‚Äď O MELHOR FABRICANTE DE BOT√ÉO DO MUNDO

 Conheci Lorival havia mais de 25 anos, sendo filho de fabricante de botão viajei até São Paulo na década de 80 para disputar o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa na modalidade 12 Toques com um time fabricado pelo Velho Armando, meu pai, que era o grande artesão de botão de Recife que continua fabricando até hoje com 89 anos.

Para mim bot√£o s√≥ de ‚ÄúSeu Armando‚ÄĚ como o velho era conhecido, havia ouvido falar de Lorival, pois como jogava na Regra Confederada ‚Äď 3 TOQUES, a maioria dos jogadores fazia os bot√Ķes com ele.

Constatei que Lorival além de excelente fabricante levava a vantagem de ter disponibilidade de matéria prima, coisa que meu pai não tinha em Recife.

Realmente descobri outro artes√£o, pois Lorival n√£o s√≥ √© para mim o maior fabricante do Mundo ele tem uma grande virtude, s√≥ entrega suas encomendas perfeitas, se por acaso algum bot√£o for entregue com defeito que ele por ventura entregou sem perceber, sem titubear ele rep√Ķe sem custo.

Mesmo sem contar com um site próprio e dependendo apenas dele, Lorival consegue  atender uma vasta gama de botonistas, principalmente os mais exigentes em todo Brasil e no Mundo como poderemos comprovar na entrevista que fiz com ele através de e-mail e com a paciência e colaboração de sua esposa Nélida.

Segue a entrevista;

1.¬†¬†¬†¬†¬† Voc√™ √© conhecido como o Gepetto do Bot√£o, como voc√™ se interessou a fabricar artefatos para o Futebol de Mesa e quanto tempo voc√™ j√° fabrica bot√Ķes?

Talvez o apelido tenha sido por eu sempre querer inovar nas fabrica√ß√Ķes, eu fa√ßo bot√Ķes e outros artefatos para o futebol de mesa h√° mais de 40 anos.¬†

2.      Existe uma lenda que não existe fabricante que jogue botão com competitividade, você sempre foi só fabricante ou já jogou também seu botãozinho ?

Não sei o por que desta lenda, existe fabricantes que são excelentes jogadores, eu apenas sempre fui apenas fabricante, talvez por ser o precursor na fabricação e ter muitas encomendas nunca tive tempo de jogar.

3.¬†¬†¬†¬†¬† Quando lhe conheci na d√©cada de 80 voc√™ fazia bot√Ķes tamb√©m para a regra de 3 toques, continua ainda est√° fazendo para outras regras ou exclusivamente para a de 12 Toques ?

Um fabricante n√£o deve se restringir a determinada Regra, n√≥s temos que nos atualizar e fabricarmos bot√Ķes para todas a Regras, j√° confeccionei ‚Äúcraques‚ÄĚ para regras que n√£o s√£o oficiais e por isso pouco conhecidas no Brasil. O cliente manda a amostra e eu fabrico.

4.¬†¬†¬†¬†¬† Houve uma evolu√ß√£o muito grande na decora√ß√£o dos bot√Ķes, voc√™ √© um mestre na arte de fabrica√ß√£o, por que n√£o se interessa tamb√©m em decor√°-los?

Eu fabrico os bot√Ķes sozinho, para fazer decora√ß√£o eu terei que desperdi√ßar um tempo que uso para confeccionar meus produtos, eu acho bonito a decora√ß√£o mas n√£o tenho tempo de faze-las, al√©m do mais com tantos recursos ¬†dispon√≠veis o cliente pode ele pr√≥prio fazer sua decora√ß√£o, √© isso que acontece com meus clientes.

5.      Com o intercambio muito grande do futebol de mesa, você tem exportado times para outros paises?

Sim, o Futebol de Mesa cresceu muito e foi muito divulgado, tenho exportado para outros Pa√≠ses como os Estados Unidos, Jap√£o, Inglaterra, Espanha, Bol√≠via, M√©xico, It√°lia e Hungria, principalmente depois do Campeonato Mundial realizado neste √ļltimo Pa√≠s citado.

6.¬†¬†¬†¬†¬† Qual a maior dificuldade para a fabrica√ß√£o dos bot√Ķes, a mat√©ria prima ou a exig√™ncia cada vez maior dos clientes?

√ą a exig√™ncia dos clientes, mat√©ria prima n√≥s temos de boa qualidade inclusive importada, acho que meus clientes muito exigentes, mas gosto disso e procuro atender da melhor maneira, dificilmente tenho que repor algum produto.

7.¬†¬†¬†¬†¬† Os modelos dos bot√Ķes mudaram muito desde a √©poca em que come√ßou?

Sim mudaram muito, inicialmente eram usados materiais prontos, como tampas de vidro de rel√≥gio e bot√Ķes propriamente ditos, agora n√£o eles s√£o fabricados especificamente para o Futebol de Mesa e existem v√°rios modelos.

8.      Qual o tipo de botão mais pedido e qual a grande coqueluche do momento?

Coincidentemente o modelo mais encomendado √© aquele ‚Äúbolado‚ÄĚ por voc√™, que √© o bot√£o modelo VITRINE. Acredito por que para este tipo, o botonista pode manter seus bot√Ķes e modificar a decora√ß√£o no momento que quiser al√©m de ficar uma decora√ß√£o maior, mais vis√≠vel e mais bonita.

9.      Vemos através dos sites que existe uma grande quantidade de fabricantes com sites e propaganda dos seus produtos, você nunca se interessou por isso, isto é por que você já tem seu nome estabilizado e mercado garantido?

Acredito que sim, sou o criador oficial da fabrica√ß√£o dos Bot√Ķes aqui em S√£o Paulo e por isso tenho um nome garantido, acho que para mim a comunica√ß√£o ‚Äúboca a boca‚ÄĚ surtiu muito efeito.

Qual a import√Ęncia deste novo site e que mensagem que voc√™ deixaria para os leitores do www.armandinhofutmesa.com.br ?

      Este é mais um meio de divulgação para o Futebol de Mesa. Você está de parabéns   Armandinho

Sobre o autor

Armandinho joga bot√£o h√° mais de 45 anos. Disputou quase todos os Campeonatos Brasileiros individuais da Regra oficial de 12 Toques realizados em v√°rios Estados Brasileiros e foi Campe√£o Pernambucano em todas as Regras que disputou. √Č o Presidente do RECIFE ARENA - Clube Armandinho de Futmesa