ENTREVISTADO DO MÊS РATIENZA РDIRETOR DE FUTEBOL DE MESA DO CORINTHIANS DE SÃO PAULO

 

 

Atienza x Armandinho em Campeonato Brasileiro

Atienza x Armandinho em Campeonato Brasileiro

 

Conheci Atienza desde que lut√°vamos para regulamentar o Futebol de Mesa como esporte Nacional.

Sendo ele um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol de Mesa, sempre foi um lutador pelo esporte

Já foi Campeão Brasileiro Master e hoje é o responsável pela ascensão do Corinthians no Ranking paulista de Equipes e é considerado um dos maiores colecionadores de times de botão do País.

Conheçam mais um baluarte no nosso esporte

Segue a entrevista que fiz com ele através de e-mail

Abraços

Armandinho

Atienza 2ATIENZA Como diretor de Futebol de Mesa no Corinthians

PERFIL

NOME: GERALDO DO CARMO ATIENZA

¬†ENDERE√áO PARA CONTATO ‚Äď DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DE MESA DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

NOME DO TIME QUE COSTUMA JOGAR: CORINTHIANS e SELEÇÃO BRASILEIRA

FEDERADO A ALGUM CLUBE ‚Äď SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

¬†FEDERA√á√ÉO: FEDERA√á√ÉO PAULISTA DE FUTEBOL DE MESA ‚Äď DESDE 1962

REGRA QUE PRATICA: 12 TOQUES

TIME DE FUTEBOL DO CORAÇÃO: SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

ENTREVISTA

1.     Primeiro é um prazer estar fazendo esta entrevista com você principalmente depois do que você passou, mas como está o Futebol de Mesa em sua vida hoje?

Fiquei lisonjeado com o convite para esta entrevista. O futebol de mesa vai de vento em popa, progredindo cada dia mais e muito perto da perfeição.

2.¬†¬†¬†¬†¬† √Č verdade que quando voc√™ assumiu a coordena√ß√£o do Futebol de Mesa do Corinthians deixou de participar das competi√ß√Ķes Nacionais, ou seja, virou apenas cartola?

¬† N√£o, n√£o √© verdade, pois cartola sempre fui e o que me afastou das ¬†¬†competi√ß√Ķes¬† nacionais foi o prec√°rio estado f√≠sico que se agravou e s√≥ terminou com uma delicada opera√ß√£o, que j√° n√£o √© mais motivo de preocupa√ß√£o.

 3.      Lembro que você foi Campeão Brasileiro Máster adotando a tática de jogar essencialmente no ataque, a maioria dos botonistas da nossa modalidade joga mais na defesa, o que você aconselha aos iniciantes?

 Segundo o velho ditado, o ataque é a melhor defesa e, ao meu modo de ver, aconselho a todos os iniciantes que joguem sempre no ataque.

4.      Anos atrás havia uma grande disputa e assédio por botonistas que se destacavam aí em São Paulo, o Departamento de Futebol de Mesa do Corinthians forma novos atletas ou também traz para o clube botonistas já consagrados?

O Corinthians passou por uma fase ruim, chegando inclusive a cair para a série A2 há alguns anos. Para sairmos dessa situação demos início a um projeto que deve culminar este ano, que é o do nosso centenário. O projeto consistiu em convidarmos os botonistas corinthianos de renome a fazerem parte do clube em seu centenário. Hoje, o clube conta com 52 botonistas, sendo 12 deles da categoria sub-20.

¬†5.¬†¬†¬†¬†¬† Com as grandes op√ß√Ķes de jogos eletr√īnicos, como dever√£o se comportar os pais no sentido de trazer as crian√ßas para a pr√°tica do botonismo?

Para trazer as crianças para o universo do botonismo promovo em escolas de São Paulo e Atibaia vários work-shops, formando também professores de educação física para que possam ministrar aulas de futmesa em seus colégios. Os pais são os principais convidados, já que o futmesa permite uma integração grande entre pais e filhos.

¬†6.¬†¬†¬†¬†¬† Foi disputado fora do Brasil o primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Mesa, voc√™ acha que teremos condi√ß√Ķes de patrocinar um no Brasil?

Sem d√ļvida, existe um trabalho da Federa√ß√£o Paulista de Futebol de Mesa, liderado pelo presidente Farah em conjunto com o poder p√ļblico municipal e estadual, tamb√©m com a iniciativa privada para que o evento seja realizado em um hotel de renome. Fa√ßo parte dessa comiss√£o e, sem d√ļvida, alcan√ßaremos √™xito, para que o evento aconte√ßa em 2011.

 7.      Você era conhecido como um dos maiores colecionadores de times de botão do País, ainda mantém esse hobby e quantos times você tem hoje?

N√£o adquiro times desde 2002 e grande parte dos que tinha foram vendidos ou dados a filhos, netos, sobrinhos e amigos. Atualmente conto apenas com cerca de 120 times.

 8.      A modalidade 12 Toques mudou muita coisa comparada com ela no início da regulamentação com Esporte Nacional na década de 80?

Sem d√ļvida que as modifica√ß√Ķes foram para melhor.

¬†9.¬†¬†¬†¬†¬† Muitas mudan√ßas s√£o propostas nas reuni√Ķes realizadas nos Congressos T√©cnicos durante os Brasileiros individuais, mas muitas n√£o se concretizam, voc√™ acha a modalidade 12 Toques n√£o tem mais muito que mudar?

Tem sim. Todo esporte passa por modifica√ß√Ķes. Veja, por exemplo, o futebol de sal√£o, o basquete, o voleibol etc. Isso acontece para o esporte n√£o se tornar obsoleto, mon√≥tono e vicioso.

¬†10.¬†¬†¬† Qual a import√Ęncia deste novo site e que mensagem que voc√™ deixaria para os leitores do www.armandinhofutmesa.com.br ?

O site divulga informa√ß√Ķes atualizadas sobre o esporte, estreita la√ßos de amizade, mostra para o mundo uma modalidade esportiva que √© inteligente, de racioc√≠nio e cujas pr√°ticas tem a ver com disciplinas do conhecimento como a f√≠sica e a matem√°tica, como o estudo dos √Ęngulos, de for√ßa, de atrito, de c√°lculo de velocidade e dist√Ęncia.

 Desejo e acredito no grande sucesso deste site, criado por um dos mais renomados botonistas do Brasil.

Parabéns, amigo Armandinho.

Sobre o autor

Armandinho joga bot√£o h√° mais de 45 anos. Disputou quase todos os Campeonatos Brasileiros individuais da Regra oficial de 12 Toques realizados em v√°rios Estados Brasileiros e foi Campe√£o Pernambucano em todas as Regras que disputou. √Č o Presidente do RECIFE ARENA - Clube Armandinho de Futmesa