ENTREVISTADO DO M√äS – THAYN√Ā – A BOTONISTA DE PERNAMBUCO

THAYN√Ā Botonista da AABB Caruaru de Pernambuco

THAYN√Ā Botonista da AABB Caruaru de Pernambuco

Para a maioria das pessoas, o Futebol de Mesa é um esporte esclusivo de homens, dificilmente você vê mulheres envolvidas, a não ser como torcedoras, as esposas, namoradas etc, dos botonistas.

O caso fica mais intrigante quando voc√™ v√™¬† garotas jovens e adolescentes “jogando bot√£o”.

Em Pernambuco, precisamente em Caruaru, a capital do Forró do Nordeste, já convivo com uma garota adolescente que começou neste esporte ainda criança e não largou.

Conhe√ßam Thain√° a Botonista de Pernambuco numa entrevista que fiz com ela durante a COPA CIDADE DE GRAVAT√Ā,¬† competi√ß√£o que abriu oficialmente o Campeonato Pernambucano Individual de 2010.

         

Thayn√° e Armandinho

Thayn√° e Armandinho

                                                   PERFIL DA ENTREVISTADA

¬†NOME: THAYN√Ā CAROLINE ARAG√ÉO

SITE / E-MAIL / CONTATO ‚Äď thaynacarolinearagao@hotmail.com

NOME DO TIME QUE COSTUMA JOGAR: CORINTHIANS

¬†FEDERADO A ALGUM CLUBE / LIGA : AABB CARUARU ‚Äď

                       FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA

 REGRA QUE PRATICA: NA REGRA QUE PRATICA: 12 TOQUES

TIME DE FUTEBOL DO CORAÇÃO: SPORT CLUB DO RECIFE

 

ENTREVISTA

1.      Thayná, quantos anos você tem e como o jogo de botão chegou a você?

Tenho 12 anos e comecei através de meu pai e de meu tio que são botonistas da AABB Caruaru, ele têm uma grande paixão por esse esporte.

2.¬†¬†¬†¬†¬† Sendo a √ļnica jogadora de futebol de mesa de Pernambuco, voc√™ se sente discriminada ou √© tratada igualmente pelos seus advers√°rios?

No início eu me sentia sim, mas depois fui me acostumando e hoje não sinto mais nada, acredito que eles já se acostumaram a enfrentar uma menina.

3.      Como toda garota, você tem amigas que falam de coisas que as meninas gostam. Como entra o futebol de mesa nessa História?

Bom, na verdade falamos pouco sobre isso, j√° que naturalmente as meninas pensam em outras brincadeiras, mas quando falo no assunto elas se sentem curiosas e estranham um pouco, atualmente elas j√° se acostumaram e at√© perguntam se fui bem nas competi√ß√Ķes.

4.      Você procura convencer as outras meninas a jogar e o que elas acham de você está jogando um esporte quase unicamente praticado por homens?

Minhas amigas acham hoje isso normal, e já falei com algumas que tentaram participar também e não continuaram, atualmente estou sozinha.

5.¬†¬†¬†¬†¬† Voc√™ sabe que em outros Estados j√° existe muitas meninas jogando bot√£o, voc√™ pretende um dia fazer algum interc√Ęmbio ou vai continuar apenas em Pernambuco?

Eu sei que existe, inclusive jogando torneios exclusivos para meninas, mas por enquanto vou continuar apenas aqui em Pernambuco.

6.      Já disputei um Campeonato Brasileiro em São Paulo em que uma garota participou jogando de igual para igual com alguns homens, você sonha disputar um evento Nacional assim?

Na verdade não, para mim o Futebol de Mesa é apenas uma forma de me divertir, pois pretendo me dedicar mais aos estudos e para eventos maiores e Nacionais às vezes não podemos conciliar os horários.

7.      Quantos Campeonatos Pernambucanos você disputou, jogando pela categoria infantil?

N√£o sei ao certo quantas competi√ß√Ķes, mas este √© o 4¬ļ Campeonato Pernambucano infantil, pois disputo desde 2007.

8.¬†¬†¬†¬†¬† Sendo a √ļnica representante feminina, como voc√™ faz para treinar?

Como meus tios treinam no clube, eu venho √°s vezes com eles e treino nestes dias com os homens mesmo.

9.      Normalmente os homens acham estranho ter que enfrentar uma mulher em qualquer que seja o esporte, você já teve algum problema na mesa, com seu adversário masculino?

Sim j√° tive, nos primeiros dias em comecei a jogar os meninos acharam que por eu ser mulher n√£o sabia das regras ou qualquer coisa desse tipo e assim tentavam trapacear, mas agora todos me respeitam como qualquer advers√°rio.

10.  Em alguma partida que você venceu, o adversário veio lhe dar parabéns ou simplesmente se sentiu envergonhado ou chateado pela derrota?

Na maioria das vezes eles ficam chateados e envergonhados, pois acham que perder para uma garota é o FIM.

11.¬† ¬†Qual a import√Ęncia deste site e que mensagem que voc√™ deixaria para as meninas e os leitores do www.armandinhofutmesa.com.br?

√Ȭ†bom que o Futebol de Mesa seja divulgado cada vez mais, e este site tr√°s informa√ß√Ķes importantes, principalmente para meu Estado, que agora como todo o Mundo sabe que este esporte n√£o √© s√≥ para homens.

A minha mensagem é:

FAÇAM DO ESPORTE UM LAZER E NÃO UMA GUERRA.

Obrigada pela entrevista.

Sobre o autor

Armandinho joga bot√£o h√° mais de 45 anos. Disputou quase todos os Campeonatos Brasileiros individuais da Regra oficial de 12 Toques realizados em v√°rios Estados Brasileiros e foi Campe√£o Pernambucano em todas as Regras que disputou. √Č o Presidente do RECIFE ARENA - Clube Armandinho de Futmesa