ENTREVISTADO DO MÊS – THAYNÁ – A BOTONISTA DE PERNAMBUCO

THAYNÁ Botonista da AABB Caruaru de Pernambuco

THAYNÁ Botonista da AABB Caruaru de Pernambuco

Para a maioria das pessoas, o Futebol de Mesa é um esporte esclusivo de homens, dificilmente você vê mulheres envolvidas, a não ser como torcedoras, as esposas, namoradas etc, dos botonistas.

O caso fica mais intrigante quando você vê  garotas jovens e adolescentes “jogando botão”.

Em Pernambuco, precisamente em Caruaru, a capital do Forró do Nordeste, já convivo com uma garota adolescente que começou neste esporte ainda criança e não largou.

Conheçam Thainá a Botonista de Pernambuco numa entrevista que fiz com ela durante a COPA CIDADE DE GRAVATÁ,  competição que abriu oficialmente o Campeonato Pernambucano Individual de 2010.

         

Thayná e Armandinho

Thayná e Armandinho

                                                   PERFIL DA ENTREVISTADA

 NOME: THAYNÁ CAROLINE ARAGÃO

SITE / E-MAIL / CONTATO – thaynacarolinearagao@hotmail.com

NOME DO TIME QUE COSTUMA JOGAR: CORINTHIANS

 FEDERADO A ALGUM CLUBE / LIGA : AABB CARUARU –

                       FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA

 REGRA QUE PRATICA: NA REGRA QUE PRATICA: 12 TOQUES

TIME DE FUTEBOL DO CORAÇÃO: SPORT CLUB DO RECIFE

 

ENTREVISTA

1.      Thayná, quantos anos você tem e como o jogo de botão chegou a você?

Tenho 12 anos e comecei através de meu pai e de meu tio que são botonistas da AABB Caruaru, ele têm uma grande paixão por esse esporte.

2.      Sendo a única jogadora de futebol de mesa de Pernambuco, você se sente discriminada ou é tratada igualmente pelos seus adversários?

No início eu me sentia sim, mas depois fui me acostumando e hoje não sinto mais nada, acredito que eles já se acostumaram a enfrentar uma menina.

3.      Como toda garota, você tem amigas que falam de coisas que as meninas gostam. Como entra o futebol de mesa nessa História?

Bom, na verdade falamos pouco sobre isso, já que naturalmente as meninas pensam em outras brincadeiras, mas quando falo no assunto elas se sentem curiosas e estranham um pouco, atualmente elas já se acostumaram e até perguntam se fui bem nas competições.

4.      Você procura convencer as outras meninas a jogar e o que elas acham de você está jogando um esporte quase unicamente praticado por homens?

Minhas amigas acham hoje isso normal, e já falei com algumas que tentaram participar também e não continuaram, atualmente estou sozinha.

5.      Você sabe que em outros Estados já existe muitas meninas jogando botão, você pretende um dia fazer algum intercâmbio ou vai continuar apenas em Pernambuco?

Eu sei que existe, inclusive jogando torneios exclusivos para meninas, mas por enquanto vou continuar apenas aqui em Pernambuco.

6.      Já disputei um Campeonato Brasileiro em São Paulo em que uma garota participou jogando de igual para igual com alguns homens, você sonha disputar um evento Nacional assim?

Na verdade não, para mim o Futebol de Mesa é apenas uma forma de me divertir, pois pretendo me dedicar mais aos estudos e para eventos maiores e Nacionais às vezes não podemos conciliar os horários.

7.      Quantos Campeonatos Pernambucanos você disputou, jogando pela categoria infantil?

Não sei ao certo quantas competições, mas este é o 4º Campeonato Pernambucano infantil, pois disputo desde 2007.

8.      Sendo a única representante feminina, como você faz para treinar?

Como meus tios treinam no clube, eu venho ás vezes com eles e treino nestes dias com os homens mesmo.

9.      Normalmente os homens acham estranho ter que enfrentar uma mulher em qualquer que seja o esporte, você já teve algum problema na mesa, com seu adversário masculino?

Sim já tive, nos primeiros dias em comecei a jogar os meninos acharam que por eu ser mulher não sabia das regras ou qualquer coisa desse tipo e assim tentavam trapacear, mas agora todos me respeitam como qualquer adversário.

10.  Em alguma partida que você venceu, o adversário veio lhe dar parabéns ou simplesmente se sentiu envergonhado ou chateado pela derrota?

Na maioria das vezes eles ficam chateados e envergonhados, pois acham que perder para uma garota é o FIM.

11.   Qual a importância deste site e que mensagem que você deixaria para as meninas e os leitores do www.armandinhofutmesa.com.br?

É bom que o Futebol de Mesa seja divulgado cada vez mais, e este site trás informações importantes, principalmente para meu Estado, que agora como todo o Mundo sabe que este esporte não é só para homens.

A minha mensagem é:

FAÇAM DO ESPORTE UM LAZER E NÃO UMA GUERRA.

Obrigada pela entrevista.

Sobre o autor

Armandinho joga botão há mais de 45 anos. Disputou quase todos os Campeonatos Brasileiros individuais da Regra oficial de 12 Toques realizados em vários Estados Brasileiros e foi Campeão Pernambucano em todas as Regras que disputou. É o Presidente do RECIFE ARENA - Clube Armandinho de Futmesa