Notícias

RECIFE ARENA РClube Armandinho de Futmesa РSede Própria

Montagem para Instagran

Momentos de uma inauguração que ficará na minha memória para o resto da vida.

- Descerramento da Placa alusiva a abertura oficial da Sala própria do Recife Arena

- Placa onde consta os nomes daqueles que sempre estiveram comigo nessa batalha

- Primeiros treinos dos amigos jogando as Regras Pernambucana e 12 Toques

- Recebimento da Premiação minha e de Moisés Pena que fizemos jus por vencermos o Campeonato Pernambucano de 2014, organizado pela FEFUMEPE

Agradecimento especial aos botonistas Fl√°vio Afa pela ajuda incessante e ao amigo Willian da PE RETR√Ē pelo incentivo e patroc√≠nio dos lindos trof√©us

COPA DO MUNDO FUTEBOL DE MESA – 12 TOQUES

COPA DO MUNDO FUTEBOL DE MESA 2014

COPA DO MUNDO FUTEBOL DE MESA 2014

Amigos

Ap√≥s algum tempo sem atualizar meu site e depois de poder coordenar junto com meus amigos botonistas dos clubes, Sport Recife, N√°utico, Flamengo do Jord√£o, ZZ Futebol de Mesa e do meu clube o Recife Arena a maior competi√ß√£o de Futebol de Mesa na cidade de Recife, me senti¬† obrigado a registrar a minha satisfa√ß√£o e gratid√£o ap√≥s a realiza√ß√£o da COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE MESA – Modalidade 12 Toques que, contando com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, do Shopping Pa√ßo Alf√Ęndega e das lojas PE RETR√Ē, realizamos nestes dias 26 e 27 de abril de 2014.

Foi muito importante para a competi√ß√£o, o esp√≠rito de coopera√ß√£o e desportivo dos participantes que norteou a todos e o apoio que tivemos do Shopping Pa√ßo Alf√Ęndega, desde seus dirigentes aos seguran√ßas durante o evento.

Segue abaixo a classifica√ß√£o final da COPA DO MUNDO bem como da RECOPA PA√áO ALF√āNDEGA que foi disputada em paralelo pelos botonistas n√£o classificados na primeira etapa da COPA em que se disputou a fase de grupos nos mesmos moldes que ser√° utilizada na COPA DO MUNDO DE FUTEBOL que ser√° realizada no Brasil este ano.

Classificação COPA DO MUNDO PERNAMBUCO:

Campe√£o: Armandinho (Brasil) – Recife Arena
Vice: André Luis (Argentina) РSport Recife
- Placar do Jogo: Brasil 3 x 2 Argentina
3¬ļ Lugar: Equador: Mois√©s Pena – Recife Arena
4¬ļ Lugar: It√°lia (S√©rgio Arag√£o) – ZZ Futebol de Mesa
5¬ļ Lugar: Espanha (Matheus Tin√©) – Recife Arena
6¬ļ Lugar: Portugal (Juliano Ribeiro) – Recife Arena
7¬ļ Lugar: Alemanha (Fl√°vio Afa) – Recife Arena
8¬ļ Lugar: Inglaterra (Andr√© Santos) – Recife Arena
Em pé - André Santos - Matheus - Flavio AFA- Juliano - Agachados André Luis- Sérgio Aragão - Armandinho e Pena
Em pé РAndré Santos РMatheus РFlavio AFA- Juliano РAgachados André Luis- Sérgio Aragão РArmandinho e Pena
A grande presen√ßa do p√ļblico assistindo a final BRASIL 3×2 ARGENTINA foi emocionante.
P√ļblico ao redor da mesa para assitir o grande cl√°ssico foi o destaque

P√ļblico ao redor da mesa para assitir o grande cl√°ssico foi o destaque

Al√©m dessa competi√ß√£o, a FEFUMEPE realizou outra copa chamada de RECOPA PA√áO ALF√āNDEGA com a participa√ß√£o das 16 sele√ß√Ķes que n√£o conseguiram classifica√ß√£o na fase de grupos da COPA DO MUNDO representadas pelos mesmos botonistas e segue resultado dos finalistas;

Classifica√ß√£o RECOPA PA√áO ALF√āNDEGA:
Torneio para os Botonistas/ Sele√ß√Ķes n√£o classificadas na 1¬™ Fase (De Grupo) da Copa do Mundo Pernambuco.
Campe√£o: R√ļssia (Zido) – Liga Jardim Brasil
Vice: Argélia (Renato Salvador) РFlamengo do Jordão
3¬ļ Lugar: Costa Rica (H√©lio) – Flamengo do Jord√£o
4¬ļ Lugar: Gr√©cia (Leandro) – Convidado

Todas as informa√ß√Ķes podem ser encontradas no site oficial da Federa√ß√£o – www.fefumepe.com.br

Quero aproveitar para agradecer tamb√©m o patroc√≠nio das lojas PE RETR√Ē que forneceu todas as camisas para os participantes em modelo nas cores do Brasil caracterizando e distinguindo as sele√ß√Ķes com o escudo no peite esquerdo da camisa.

Abraços

Armandinho

RAIO X DO FUTEBOL DE MESA EM PERNAMBUCO

A ideia que tive para cria√ß√£o de um Site foi exclusivamente em prol do Futebol de Mesa, e sempre procurei emitir opini√£o no sentido de fazer crescer esse esporte, principalmente no meu Estado. Durante todos esses anos, desde que Pernambuco foi inclu√≠do entre as Federa√ß√Ķes que criaram a CBFM¬† – Confedera√ß√£o Brasileira de Futebol de Mesa, que acompanho o crescimento deste esporte no Brasil principalmente em meu Estado, onde sempre procurei divulgar esse esporte no sentido de cada vez v√™-lo crescer ainda mais.

Neste momento tenho sido cobrado por algumas pessoas de Recife¬† e at√© de outros Estados para dar minha opini√£o sobre como est√° o Futebol de Mesa em Pernambuco que j√° foi a lideran√ßa deste esporte no Nordeste em virtude da aus√™ncia minha e de outros conhecidos Botonistas nas competi√ß√Ķes Nacionais Oficiais.

Resolvi fazer um Raio X da atual situação no que se refere prática e desenvolvimento desse esporte que mais cresceu no País em comparação aos outros esportes amadores, mesmo sabendo que mais uma vez sofrerei as críticas  e serei vítima de boatos como aconteceu este ano.

Ssaliento que o escrito a seguir s√£o opini√Ķes minhas e situa√ß√Ķes f√°ceis de serem comprovadas por quem realmente queira levar o Futebol de Mesa como um esporte s√©rio.

Vou come√ßar historiando toda minha experi√™ncia vivida nesses mais de 40 anos participando, organizando e muitas vezes implantando o “jogo de Bot√£o” no nosso Estado.

Conforme está descrito em outra seção deste site, Pernambuco sempre se caracterizou em jogar o Futebol de Mesa com a maior diversificação de Regras. Quando foi fundada a Federação Pernambucana de Futebol de Mesa no final da década de 80, duas Regras Oficiais foram implantadas,que foram:

A de 1 Toque Chamada de Regra Baiana jogada no Sport Recife e no Clube Gerald√£o

A de 3 Toques, chamada de Confederada, jogada na AABB Recife e no Clube dos Correios. Em todos os outros locais do Estado só se praticava a regra

Fora essas duas existia a  Regra Leva-Leva que nunca foi oficializada, mas ainda é até hoje bastante praticada

Na década de 70, antes da oficialização do Futebol de Mesa como esporte, devido a influência de um grande jornalista esportivo chamado Ivan Lima que era botonista e oriundo da Bahia, os pernambucanos passaram a conhecer mais uma das Regras oficiais que foi a de 1 Toque, esta totalmente diferente das que se jogava no Estado que era a Leva- Leva que citei anteriormente e a Pernambucana que menciono mais adiante.

Mesmo com boa influ√™ncia na m√≠dia, a modalidade 1 Toque nunca vingou em Pernambuco e acredito que o principal motivo tenha sido a grande diferen√ßa entre ela e o tipo de “jogo de bot√£o” praticado no Estado,¬† talvez por isso √© que¬† mesmo estando com mais de 30 anos implantada em Pernambuco at√© hoje n√£o conseguiu chegar a ter 30 botonistas e nem mesmo ter nos tr√™s clubes regulares, (quando digo regular √© devidamente registrado na CBFM), praticando a modalidade 1 Toque.

Quero deixar claro que as coisas que cito agora, n√£o se trata de revanchismo e nem quero reviver o caso da grande disputa que houve em Pernambuco no in√≠cio do ano quando dois grupos antag√īnicos disputavam a filia√ß√£o na CBFM por duas Federa√ß√Ķes hoje existentes em Pernambuco, assunto para mim vencido quando da op√ß√£o definida pela Confedera√ß√£o Brasileira.

O fato real √© que dos clubes hoje filiados a Federa√ß√£o Pernambucana e homologados na Confedera√ß√£o Brasileira de Futebol de Mesa – nenhum, repito NENHUM, deles praticam regularmente a Regra 1 Toque que continua restrita a no m√°ximo 20 botonistas jogando em um clube amador que n√£o √© filiado a FPFM, mas continuam a disputar as Competi√ß√Ķes Nacionais representando Pernambuco.

Exponho meu ponto de vista e tenho certeza que nosso esporte nunca poder√° se tornar um esporte ol√≠mpico ou at√© mesmo ser levado a s√©rio por determinadas entidades esportivas enquanto perdurar esse est√°gio de “ajeitado” que existe nas competi√ß√Ķes ditas oficiais que “em tese” deveriam prezar pela legalidade. O que continuo vendo (principalmente em Pernambuco) s√£o competi√ß√Ķes recheadas de Botonistas representando Clubes sem qualquer¬† vincula√ß√£o legal com a CBFM.

Mas, voltando a hist√≥ria do Raio X, relato a seguir a verdadeira situa√ß√£o de como anda, como s√£o disputadas e quais s√£o os clubes e Associa√ß√Ķes que praticam o Futebol de Mesa em Pernambuco que vivenciei participando efetivamente de Competi√ß√Ķes nestes mais de 25 anos.

No final da d√©cada de 80, ap√≥s a oficializa√ß√£o do Futebol de Mesa como esporte amador oficial no Brasil, participei representando Pernambuco na funda√ß√£o da CBFM¬† em Curitiba, onde¬† ficou decidido que todas Federa√ß√Ķes que naquele momento formavam da Confedera√ß√£o deveriam implantar as 3 Modalidades regulamentadas da √©poca que eram, a de 1 Toque, a de 3 Toques e a de 12 Toques, por√©m sendo esta √ļltima a √ļnica n√£o praticada em meu Estado fiquei com a incumb√™ncia de implant√°-la.

Na foto a seguir com Manoel Tubino, na época Presidente do CND quando da oficialização do Futebol de Mesa como Esporte Nacional.

Com Manoel Tubino - Presidente da antiga CND - Conselho Nacional de Desportos

Com Manoel Tubino - Presidente da antiga CND - Conselho Nacional de Desportos

Achei naquela época que não seria difícil implantar a regra de 12 Toques em Pernambuco por ser a mesma a que mais se aproximava daquela Leva-Leva que mencionei acima e mais praticada naquela época pelos jogadores de botão nos diversos recantos do Estado.

Sendo assim comecei a minha cruzada, visitando v√°rios locais onde se “jogava bot√£o” em Recife e¬† tive a oportunidade de ajudar a implantar o Futebol de Mesa em v√°rios e principais Clubes aqui de Recife, que listo abaixo ressaltando suas situa√ß√Ķes individuais.

CLUBE CHESF RECIFE – Sendo na √©poca funcion√°rio CHESF,¬† Empresa que tinha um clube bastante ativo consegui a implantar o Futebol de Mesa e chegamos a disputar competi√ß√Ķes, se filiando a FPFM, mas depois foi esvaziado com a mudan√ßa da diretoria e seu posterior fechamento.

Situação Atual do Clube CHESF РNão funciona mais como Clube.

CLUBE N√ĀUTICO CAPIBARIBE- Comecei a frequentar o Clube sabendo que¬† l√°¬† existia¬† um grande grupo de Botonista que jogava a Regra n√£o oficial¬† (Leva -Leva) e com bot√Ķes diferentes dos padronizados para as Regras Oficiais, consegui implantar esta Regra oficial de 12 Toques, mas os botonistas n√£o aceitaram padronizar os bot√Ķes. Jogamos por duas temporadas e depois a clube acabou com o Departamento de Futebol de Mesa e hoje a maior parte daqueles botonistas ainda jogam em uma liga amadora utilizando a nossa bolinha e a Regra 12 Toques com os seus bot√Ķes fora do padr√£o exigido pela CBFM.

Situação Atual do Náutico РNão pratica o Futebol de Mesa

CLUBE INTERNACIONAL DO RECIFE - Conseguimos implantar o Futebol de Mesa e jogamos uma temporada, mas n√£o conseguimos fili√°-lo a FPFM, o jogo de bot√£o parou no clube e alguns botonistas est√£o espalhados entre os clubes que jogam hoje o Futebol de Mesa.

Situação Atual do Internacional РNão pratica o Futebol de Mesa

CLUBE PORTUGUÊS DO RECIFE РClube de muita tradição em Recife em esportes amadores, fui convidado para implantar o Departamento de Futebol de Mesa, mas houve dificuldade porque o clube só aceita a participação de sócios e não pude levar o projeto pra frente.

Situação Atual do Clube Português РNão pratica o Futebol de Mesa

SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE- Sendo s√≥cio patrimonial do clube cheguei com inten√ß√£o de reativar o Departamento de Futebol de Mesa visto que ele j√° era filiado a Federa√ß√£o Pernambucana, mas n√£o estava praticando este esporte em suas depend√™ncias e existia apenas um dos seus diretores jogando a modalidade 1 Toque assim mesmo fora do clube. Consegui implantar a Regra Pernambucana (n√£o oficial) e a Regra 12 Toques e ajudei a montar uma sala exclusiva para o Futmesa. Foi no Santa onde tive o maior apoio de um clube com uma sala exclusiva para a pr√°tica do Futebol de Mesa, jogamos por v√°rios anos inclusive participando de v√°rias competi√ß√Ķes Nacionais tendo conseguido uma das minhas maiores conquista que foi o vice Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa modalidade 12 Toques em competi√ß√£o realizada na cidade de S√£o Paulo. Infelizmente, como sempre acontece frequentemente nos clubes, a mudan√ßa de diretoria fez com que o Departamento de Futebol de Mesa fosse paralisado. Nas fotos a seguir, primeiro estou recebendo a premia√ß√£o em Campeonato¬† Brasileiro Master em S√£o Paulo representando o Santa e na outra com o Presidente do Clube descerrando a placa de Inaugura√ß√£o da Sala de Futebol de Mesa.

Representando o Santa Cruz e recebendo premiação no Brasileiro 12 Toques

Representando o Santa Cruz e recebendo premiação no Brasileiro 12 Toques

Inauguração sala de Futebol de Mesa do Santa Cruz

Inauguração sala de Futebol de Mesa do Santa Cruz

Situa√ß√£o Atual do Santa Cruz- Neste ano retornou com o Futebol de Mesa e est√° filiado as duas Federa√ß√Ķes existentes em Pernambuco, optou pela FPFM e disputa as competi√ß√Ķes por ela patrocinada, tomara que a atual diretoria aceite ter botonistas participando e comparecendo ao clube sem serem s√≥cios, na minha √©poca esse foi o principal impasse que encontrei por que t√≠nhamos botonistas torcedores do N√°utico e do Sport comparecendo a sala do Santa sem querer se associar ao clube.

AM√ČRICA FUTEBOL CLUBE – Consegui implantar o Futebol de Mesa no Clube e associ√°-lo a Federa√ß√£o Pernambucana, disputamos uma temporada, inclusive consegui ser Campe√£o Pernambucano e disputar competi√ß√Ķes Nacionais representado o Clube, pena que o Am√©rica n√£o tenha tido condi√ß√Ķes de manter um espa√ßo na sede e ficamos apenas com uma temporada, na foto a seguir o momento em que recebo o trof√©u de Campe√£o Pernambucano pelo Clube.

Campeão Pernambucano Master 2011 jogando pelo América

Situação Atual do América РNão pratica o Futebol de Mesa

AABB RECIFE – J√° era s√≥cio do clube quando conheci o Futebol de Mesa praticado l√°, sendo filiado e fundador da FPFM havia sido implantadas duas modalidades oficiais, a regra de 1 Toque embora com poucos botonistas e a Regra de 3 Toques, que era bastante praticada e Departamento de Futebol de Mesa era prestigiado pelo clube. Por esta modalidade chegamos a disputar v√°rias competi√ß√Ķes Nacionais e conseguimos agregar outros clubes como a AABB de Caruaru e o SESI de Moreno, jogamos v√°rios anos, mas a sa√≠da de algumas lideran√ßas fez com que a modalidade 3 Toques fosse paralisada. Consegui implantar a modalidade 12 Toques, inclusive com a forma√ß√£o de uma escolinha¬† cujo maior fruto dela √© garoto Matheus, atual l√≠der do Campeonato Pernambucano patrocinado pela FEFUMEPE e que esta filiado pelo Recife Arena.¬† Pela AABB tamb√©m disputei v√°rias competi√ß√Ķes Nacionais muitas vezes patrocinado pelo clube e fui Campe√£o do Nordest√£o categoria Master. A seguir, fotos com o trof√©u de Campe√£o Brasileiro Bronze e a participa√ß√£o jogando a modalidade 3 Toques.

Campe√£o Brasileiro Bronze 2006 - Socorro SP

Campe√£o Brasileiro Bronze 2006 - Socorro SP

Representando a AABB Recife - Modalidade 3 Toques

Situa√ß√£o Atual¬† da AABB Recife -Segue filiada a FPFM, mas n√£o pratica regularmente o Futebol de Mesa nas depend√™ncias do clube, ou seja, n√£o tem um local exclusivo para a pr√°tica do esporte.¬† A grande dificuldade para o crescimento do n√ļmero de praticante no clube √© que esta AABB s√≥ aceita botonistas que sejam s√≥cios contribuintes, e tendo uma mensalidade um pouco alta muitos botonistas n√£o tem condi√ß√Ķes financeiras de se associar e por isso n√£o podem pertencer ao clube como atleta e n√£o existe um trabalho de polariza√ß√£o dos s√≥cios para a pr√°tica desse esporte. Mesmo filiado a CBFM atrav√©s da FPFM n√£o tem nenhum botonista com registro na Confedera√ß√£o, ou seja s√≥ existe para dar legalidade a Federa√ß√£o em que est√° filiado.

AABB CARUARU- Conforme mencionei acima, sob a influ√™ncia de sua coirm√£ de Recife, iniciou na d√©cada de 90 a praticar o Futebol de Mesa e durante muitos anos praticou apenas a modalidade 3 Toques, com o esvaziamento desta modalidade conseguimos ajudar a implantar a modalidade 12 Toques que funciona at√© hoje e conseguiu que o clube criasse a categoria de s√≥cio atleta com um pagamento de valor menor o que d√° condi√ß√Ķes de ter mais botonistas filiados ao clube, coisa que a AABB Recife n√£o aprovou.

Gin√°sio da AABB Caruaru, Liberado para Competi√ß√Ķes

Gin√°sio da AABB Caruaru, Liberado para Competi√ß√Ķes

Situa√ß√£o atual da AABB Caruaru – Mant√©m a dom√≠nio das decis√Ķes tomadas pela FPFM e todas as competi√ß√Ķes promovidas este ano por essa Federa√ß√£o foram realizadas em Caruaru, pois o clube libera o seu gin√°sio para as competi√ß√Ķes. Embora tenha havido a sa√≠da de algumas antigas lideran√ßas, o clube apoia a atual FPFM que mant√©m as competi√ß√Ķes desta Federa√ß√£o com a participa√ß√£o dos Botonistas do Santa Cruz, da Liga Jardim Brasil, de outros clubes da regi√£o n√£o filiados ( por exemplo, o Nacional de Belo Jardim), como outros clubes do Recife como o Real Boa Viagem, Castelo e Gr√™mio que mesmo sem estarem devidamente regulares, conforme exige a CBFM, participam normalmente das competi√ß√Ķes ditas “Oficiais” pelos que as coordenam.

LIGA JARDIM BRASIL - Essa Associa√ß√£o s√≥ pratica a modalidade 12 Toques, foi fundada por um grupo de botonistas de Olinda e funcionava na sede de uma associa√ß√£o de bairro da cidade. Estava disputando as competi√ß√Ķes patrocinada pela FEFUMEPE onde era filiada e pediu desfilia√ß√£o para se filiar a FPFM

Situação atual da Liga Jardim Brasil РComo a Associação do bairro, em que ela funcionava regularmente, foi demolida está provisoriamente instalada em um Colégio particular na cidade de Olinda  e não tem um local definitivo para a prática desse esporte neste Colégio, dependendo sempre da liberação de uma área improvisada quando este Colégio não está funcionando.

SPORT CLUB DO RECIFE – Come√ßo a pr√°tica do Futebol de Mesa na d√©cada de 80 jogando apenas a modalidade 1 Toque, mas participou pouco das competi√ß√Ķes oficiais nesta modalidade.

Sala Climatizada - Bom espaço para o Botonismo

Sala Climatizada - Bom espaço para o Botonismo

Situa√ß√£o atual do Sport Recife – Est√° atualmente filiada a FEFUMEPE¬† e mant√©m a melhor estrutura para a pr√°tica do Futebol de Mesa em Recife. Det√©m de uma sala climatizada e mant√©m frequentes competi√ß√Ķes internas, mas apenas na modalidade 12 Toques. √Č o Clube com o maior n√ļmero de botonista e disponibiliza seu Gin√°sio Esportivo para a realiza√ß√£o das competi√ß√Ķes patrocinadas pela FEFUMEPE.

Gin√°sio Marcelino Lopes - Liberado para competi√ß√Ķes no Sport

Gin√°sio Marcelino Lopes - Liberado para competi√ß√Ķes no Sport

ZZ CLUBE DE FUTEBOL DE MESA РCom sede em Caruaru, esse clube é recém fundado e por enquanto não está filiado a qualquer Federação, nasceu para praticar predominantemente a modalidade 12 Toques através de José Edson, uma das lideranças da Cidade.

Situação atual do ZZ Futmesa -  Está formando a equipe e estruturando o clube e tem recebido apoio de botonistas e antigas lideranças que não jogam pela AABB Caruaru e deverá se filiar em breve a alguma Federação.

APFM – ASSOCIA√á√ÉO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA – Comecei a “jogar bot√£o”¬† ainda garoto nessa Associa√ß√£o¬† onde aprendi a jogar no final da d√©cada de 60, pratica regularmente a Regra Pernambucana n√£o oficial, mas com um grande n√ļmero de adeptos. Fui o seu primeiro Presidente quando conseguimos¬† seu registro como Associa√ß√£o. Consegui, com a aceita√ß√£o dos seus botonistas, implantar algumas coisas que eram usadas na Regra Oficial 12 Toques, como por exemplo o modelo e material que √© fabricado seus campos e a limita√ß√£o de 12 Toques, ainda tentei oficializar a Regra na CBFM, mas n√£o consegui.

Jogando Bot√£obol na Regra Pernambucana

Jogando Bot√£obol na Regra Pernambucana

Situação atual da APFM РContinua em atividade apenas praticando a Regra Pernambucana, não tem interesse em se vincular a qualquer Federação e sobrevive até hoje graças a alguns abnegados que bancam a maioria das despesas de manutenção do espaço da sua sede.

Toda essa minha cruzada em prol da implanta√ß√£o do Futebol de Mesa, especificamente a modalidade 12 Toques nos clubes a Associa√ß√Ķes citadas acima sem grande √™xito durante esses 25 anos e a falta de garantia de continuidade do Futebol de Mesa nos clubes, principalmente nos grandes clubes em Recife foi o principal motivo que fez com que eu resolvesse fundar o meu clube, o Recife Arena- Clube Armandinho de Futmesa.

O RECIFE  ARENA surgiu apenas com a intenção de praticar o Futebol de Mesa e tem como objetivo fazer crescer esse esporte  e prezar sempre pela transparência, legalidade e dignidade dos seus membros.

Recife Arena - Fundado em 2013 apenas para pr√°tica do Futmesa

Recife Arena - Fundado em 2013 apenas para pr√°tica do Futmesa

Situação atual do Recife Arena РFundado este ano, tem sua sede vinculada a uma Empresa do meu filho que é botonista, está em nossos planos para 2014 a manutenção de um espaço exclusivo para o botonismo, na sede da Empresa ou em outro local que está sendo avaliado.

Conforme mencionei, toda essa experi√™ncia vivida fez com que eu tivesse uma certeza que as principais caracter√≠sticas que fazem com que os clubes a Associa√ß√Ķes crescerem a fazerem com que o Futebol de Mesa possam sobreviver s√£o:

1ª) Condição financeira РOs grandes clubes normalmente não investem em departamento amador, principalmente no Futebol de Mesa que é normalmente praticado por antigos jogadores de botão, dificilmente se encontra um clube amador praticando esse esporte a não ser quando ele é dominado por algum abnegado abastado que resolve bancar os custos e manutenção necessária, como é o caso da APFM.

2¬™) N√≠vel intelectual / Gerencial – Muitas vezes um Clube resolve investir na pratica do Futebol de Mesa ou Associa√ß√£o √© fundada para tal, no entanto para atender as exig√™ncias que o atual mercado imp√Ķe hoje, no que diz respeito ao cumprimento de Regras, objetivos, informa√ß√Ķes on line e marketing, se faz necess√°rio ter √† frente pessoas com tempo dispon√≠vel e n√≠vel intelectual necess√°rio para se inserir um conte√ļdo digno de ser divulgado nesse meio t√£o exigente e cheio de Facebook,¬† Blogs, Sites etc. Infelizmente em Pernambuco, n√£o conhe√ßo um clube amador ou uma Associa√ß√£o praticando regularmente o Futebol de Mesa que tenha √† sua frente pessoas dispon√≠veis capacitadas para isso. O Recife Arena tem por objetivo atender as necessidades que o Futebol de Mesa¬† imp√Ķe e estamos desenvolvendo mecanismos para atendermos esses pr√© requisitos.

3¬™) Independ√™ncia/Coopera√ß√£o – Esses s√£o itens dif√≠ceis de se conseguir em um grande clube. Analisando friamente os clubes que hoje em Recife praticam o Futebol de Mesa podemos observar que a maioria deles n√£o levam a s√©rio o Futebol de Mesa e esse esporte amador s√≥ funciona gra√ßas a abnega√ß√£o de algum torcedor do clube que por amizade com a Diretoria daquela gest√£o abre o espa√ßo na agremia√ß√£o para o botonismo e mesmo assim se um Departamento espec√≠fico ou uma Coordena√ß√£o for criada, ficam sempre sujeitas a imposi√ß√Ķes ligadas aos estatutos do clube que muita vezes bloqueiam determinadas atividades necess√°rias ao bom desenvolvimento do Futebol de Mesa. N√£o existe independ√™ncia e geralmente uma coordena√ß√£o de Futebol de Mesa s√£o obrigados a aceitarem participantes que se arvoram do direito de serem s√≥cios, mas nada fazem no sentido de cooperar com esse esporte¬† e muitos deles nem sequer participam das competi√ß√Ķes e eventos internos ali realizados.

Essa é a Real situação do Futebol de Mesa que vivemos em Pernambuco, o Recife Arena nasceu com o objetivo de transpor todos esses obstáculos que vivenciei e relatei, tendo agora como seu principal objetivo o citado acima que é a criação de um espaço exclusivo para  a prática do nosso esporte

Gostaria de receber sugest√Ķes e cr√≠ticas Botonistas ou simpatizantes do Futebol de Mesa¬† ligados a Clubes ou Associa√ß√Ķes que desejam praticar esse esporte t√£o apaixonante e que faz tantos amigos.

Estarei a disposi√ß√£o de ajudar no que for poss√≠vel para que possamos ter mais clubes regulares e em condi√ß√Ķes de praticar o Futebol de Mesa dentro do padr√£o de legalidade e normalidade exigidos para um esporte reconhecido como oficial no Brasil, criado e iniciado no nosso Pa√≠s e j√° difundido em todo Mundo.

Abraços

Armandinho

SALA DO SPORT – COMPETI√á√ēES E TREINOS

Com a abertura para todos os botonistas filiados a FEFUMEPE, a sala do Sport Recife virou um verdadeiro centro de treinamento para os adeptos ao Futebol de Mesa.
Ultimamente novos interessados em praticar o botonismo, principalmente os sócios e torcedores do Sport tem comparecido a sala no intuito de começar a praticar o esporte ou até mesmo retornar a jogar botão como muitos ainda estão assim designando.
Fatos inusitados tem ocorrido l√°, como o que mostro abaixo em foto registrada durante os treinos. O chute encobriu o goleiro Magr√£o furando rede.
Fato difícil de ocorrer e registrar, percebam.

BOLA NA REDE

BOLA NA REDE

CAMPEONATO PERNAMBUCANO INDIVIDUAL – FEFUMEPE

A EMPRESA METROPOLITANA DE ENGENHARIA VAI PATROCINAR A COMPETIÇÃO

A EMPRESA METROPOLITANA DE ENGENHARIA VAI PATROCINAR A COMPETIÇÃO

CAMPEONATO PERNAMBUCANO INTERCLUBES

FL√ĀVIO - RODRIGO ¬ī- MATHEUS - ARMANDINHO - JULIANO

FL√ĀVIO - RODRIGO ¬ī- MATHEUS - ARMANDINHO - JULIANO

Depois de alguns anos sem que Pernambuco realizasse seu Campeonato Interclubes,  a FEFUMEPE promoveu este ano o retorno desta competição.

Baseado no modelo usado na Federação Paulista, foi iniciado neste mês esse Campeonato que promete ser emocionante.

Jogada com 5 Botonistas por clube, a primeira rodada foi realizada na Sala de Futebol de Mesa do Sport que sobrou na rodada.

Assim sendo o Recife Arena jogou com a Liga Jardim Brasil e se deu bem vencendo por 37 x 13.

A segunda rodada será disputada no próximo mês e dessa vez os Gladiadores, como são chamados os botonistas do Recife Arena, enfrentarão os dono da casa que é o Sport que promete vir com força máxima.

√Č aguardar para ver.

Armandinho

SECOPA – PERNAMBUCO

COMPETIÇÃO FEFUMEPE - SECOPA

Contando com o apoio dos 3 Clubes Filados a FEFUMEPE em parceria com a SECOPA РSecretaria Extraordinária para COPA DO MUNDO, do Governo de Pernambuco, realizaram uma grande competição de Futebol de Mesa na modalidade 12 Toques.
Esse evento aconteceu no Ginásio Marcelino Lopes localizado na Sede do Sport Recife e contou com 24 Botonistas selecionados pela Federação e cada um deles representou uma Seleção.
Muito organizado e com belos trof√©us e brindes doados pela SECOPA, a competi√ß√£o foi bastante elogiada abrindo espa√ßo para a grande COPA DO MUNDO que ser√° realizada em Janeiro de 2014, agora com a participa√ß√£o de 32 Botonistas que representar√£o todas as sele√ß√Ķes classificadas para o Mundial de 2014 no Brasil.
Em dezembro deste ano, quando do sorteio das chaves pela FIFA, a FEFUMEPE dever√° efetuar a convoca√ß√£o dos botonistas e as respectivas sele√ß√Ķes que cada um representar√°.

Segue o pódio dos finalistas da competição realizada.

PENTINHO - FLAVIO - HULK - ARMANDINHO

PENTINHO - FLAVIO - HULK - ARMANDINHO

CAMPEONATO PERNAMBUCANO FEFUMEPE – RANKING ADULTOS 2013

RANKING BOTONISTAS ADULTOS - FEFUMEPE 2013

RANKING BOTONISTAS ADULTOS - FEFUMEPE 2013

CAMPEONATO PERNAMBUCANO FEFUMEPE – RANKING 2013

Ranking 2013 - Master

Posi√ß√£o dos Masters ap√≥s 3 Competi√ß√Ķes

A IMPORT√āNCIA DA PALETA

Minha nova Paleta

Essa foi um sucesso

A IMPORT√āNCIA DA PALETA Diz um ditado popular no futebol que: ‚ÄúTodo time come√ßa com um grande Goleiro‚ÄĚ Procurando estender o ditado para o meu esporte favorito, pego a carona e digo: TODO BOM BOTONISTA COME√áA POR UMA BOA PALETA Na d√©cada de 90 quando o Futebol de Mesa havia subido de status, saindo do Jogo de Bot√£o para o que √© hoje, tive a oportunidade e a honra de presenciar e compartilhar daqueles momentos. Conheci Ant√īnio Maria Della Torre, um dos maiores √≠cones que esse esporte j√° teve e atrav√©s dele consegui algumas paletas de um material especial que ele trouxe do Jap√£o. Na √©poca, todos os grandes botonistas, principalmente os radicados em S√£o Paulo, que era o Estado mais forte na pr√°tica da modalidade 12 Toques, conseguiram com Della aquelas ‚ÄúBatedeiras‚ÄĚ que era como se chamava as paletas, por muitos praticantes Paulistas, observem que at√© hoje Mura, Michilin, Robertinho, entre outros, ainda usam essas paletas adquiridas com Della Torre. Naquela √©poca adquiri 4 paletas para mim e meus filhos que disputaram comigo os primeiros Campeonatos Brasileiros da Modalidade. Infelizmente as minhas duas eu perdi, uma trincou (vejam na foto) e outra perdi quando disputava o Brasileiro em Curitiba no ano passado, vejam abaixo. Das paletas mostradas acima, as tr√™s de baixo s√£o do material trazido por Della Torre do Jap√£o e a minha que jogava de tamanho 50mm x 1,5mm (espessura) √© a trincada e a outra do mesmo material com outra padronagem √© a do meio que perdi no Brasileiro que disputei em Curitiba em 2012, e esta √© do meu filho, tamanho menor ¬†45mm x 1,5mm (espessura) a maior da direita 52mm x 1,4mm espessura eu n√£o uso. Tive a oportunidade de Viajar para fora do Pa√≠s nestes dias e consegui um material novo, mas com receio de ser diferente trouxe pouco e fiz a paleta mostrada acima. Para minha grata surpresa o material era igual e por isso estou trazendo uma placa dele, por√©m com o mesmo desenho (padronagem) da minha trincada mostrada acima. Isto quer dizer que brevemente, pois material importado demora um pouco, estarei disponibilizando, para quem quiser essa raridade. Comecem a tirar as medidas (tamanhos e espessura) das suas, pois daqui uns dias eu estarei com o material e aceitando as encomendas. Assim que o material chegar eu farei uma para mostrar no site ok? Abra√ßos

Armandinho