José Jorge Farah Neto

Farah e sua coleção de times

Farah e sua coleção de times

Conheci Farah no final da d̩cada de 80, quando lutavamos para a legaliza̤̣o do Futebol de Mesa como Esporte oficial brasileiro, hoje ele ̩ o atual Presidente da CBFM РConfedera̤ao Brasileira de Futebol de Mesa e foi o criador do maior site deste esporte no Brasil que ̩ o www.futeboldemesanews.com.br.

Segue a entrevista que fizemos com ele via e-mail.

PERFIL

Nome: José Jorge Farah Neto
Site:
www.futeboldemesanews.com.br
Email:
king@futeboldemesanews.com.br
Cidade: São Paulo
Nome do time que costuma jogar: Guarani FC de Campinas
Federado a algum clube / liga / Federação: Federação Paulista de Futebol de Mesa e Circulo Militar de São Paulo alem da CBFM
Regra que pratica: 12 toques

Time de futebol do cora̤̣o: Guarani FC de Campinas РSP

ENTREVISTA
1. Como o futebol de mesa chegou até você? Nos conte um pouco da sua história no esporte.

Desde 1964, pratico o jogo de botão ludico jogando comigo mesmo ou com amigos de colegio e da rua aonde morava, em 1975 tive o primeiro contato com o botão de acrílico hoje denominado de botão profissional e não gostei eu jogava com tampas de relógio e assim continuei ate 1986 quando comecei a jogar com o botão de acílico federei-me a federação paulista em 1988 aonde estou ate hoje já há 23 anos, hoje como presidente da mesma acumulando tambem a função de presidente da confederação brasileira de futebol de mesa, alem disto sou colecionador de times de botão e minha coleção tem aproximadamente dois mil e quinhentos times diferentes, ainda tendo uma parte dela exposta no museu do futebol em são paulo no estadio do pacaembu, que voces podem ver algumas fotos no meu blog http://farahneto.zip.net/ faço um trabalho muito grande no estado de são paulo para difundir e divulgar o futebol de mesa e estamos no momento participando da criação da faculdade do esporte aonde pretendemos que o futeobl de mesa seja uma das diciplinas, em breve termos mais notícias sobre isto, sou tambem co-autor do almanaque do futebol paulista editado em 2000/01/02/03 e 2004, sou jornalista responsável pela organização do site futeboldemesanews, participo do rsssf – brasil e internacional como pesquizador do esporte que sou alem de participar de um blog sobre historia e pesquisas do futebol.

2. Temos visto que o futebol de mesa vem crescendo ultimamente, você acredita que futuramente o mesmo pode ser transformado em um esporte olímpico?

Infelizmente eu não verei isto acontecer pois precisamos ainda concertar muita coisa internamente para que ele cresça tambem no ambito mundial.

3. Sendo o representante do brasil no âmbito internacional como você vê a situação do futebol de mesa fora do país?
Estamos fazendo um grande trabalho de divulgação na europa, japão e estados unidos, alem da américa latina mas ainda é muito pequeno perante tudo que pretendemos.

4. Com a realização deste 1º campeonato mundial realizado fora do brasil e sendo nosso país o criador do esporte, quando teremos um campeonato mundial aqui?
As previsões são para que em 2011 poderemos ter no brasil o primeiro mundial com a presença real de atletas europeus.

5. Em relação ao futebol de mesa, você ainda tem um sonho?
Ver as crianças praticando, em escolas e parques da prefeitura, enfim ver as crianças falando e fazendo o futebol de mesa uma realidade.

6. Qual a importância deste novo site e que mensagem que você deixaria para os leitores do www.armandinhofutmesa.com.br ?
Parabens armandinho somos amigos a desde 1989 quando o conheci no primeiro brasileiro e fico feliz que voce seja um grande divulgador dos 12 toques em seu estado, aproveito seu espaço tambem para dar meus parabens a todos de pernambuco por divulgar o futebol de mesa em todas as regras, tragam as crianças para as mesas de botão precisamos deixar este legado, muito obrigado.

Sobre o autor

Armandinho joga botão há mais de 45 anos. Disputou quase todos os Campeonatos Brasileiros individuais da Regra oficial de 12 Toques realizados em vários Estados Brasileiros e foi Campeão Pernambucano em todas as Regras que disputou. É o Presidente do RECIFE ARENA - Clube Armandinho de Futmesa