NILSON RODRIGUES – TETRA CAMPEÃO BRASILEIRO MASTER

 

HEGEMONIA NO PARANÁ

HEGEMONIA NO PARANÁ

  O campeoníssimo Nilson além de ser meu amigo é o meu carrasco nos campeonatos Brasileiros. Com ele tive o prazer de disputar duas finais de Campeonatos Brasileiros categoria Master Ouro e perdi as duas, além de um excelente Jogador é um gentleman na mesa, educado e leal.

Faz parte da plêiade de botonistas que lutaram para a legalização do Futebol de Mesa como esporte amador no Brasil.

Segue a entrevista que fizemos com ele via e-mail.

PERFIL

Nome: Nilson de Souza Rodrigues

Email: nilsondesouzarodrigues@yahoo.com.br

Cidade: Curitiba

Nome do time que costuma jogar: Joga com diversos times, pois tem o hábito de trocar sempre. Atualmente, joga com Brasil, Itália, Portugal, Santos, São Paulo, Bayern Munich, Fiorentina, Milan e Los Angels Lakers.

Federado a algum clube / liga / Federação: Clube Curitibano / Liga metropolitana de Curitiba / Federação Paranaense de Futebol de Mesa

Regra que pratica: 12 toques e iniciante do Dadinho

Time de futebol do coração: Clube de Regatas Flamengo – RJ

ENTREVISTA

1. Como o futebol de mesa chegou até você?

O futebol de mesa chegou ao meu conhecimento, como futebol de botão, quando eu era criança; jogava com botões de roupa no chão e na mesa da sala de jantar. A regra era a “leva-leva”, sem limite de toques, aprendida no livro do Fred Mello. Quando morava em Guarapuava, comprei uma mesa da Brianezi e ensinei meus filhos a jogar. Como futebol de mesa, através de um cartaz anunciando um torneio em Curitiba, em 1991.

2. Pode nos contar sua história no Futebol de Mesa?

A minha história começa em 1991 quando disputei o primeiro torneio em Curitiba e fiquei conhecendo o pessoal da Federação e os botonistas daquela época. A partir daí, eu e meus filhos, Rodrigo e Roberto, começamos a jogar “profissionalmente”, participando de todos os torneios e campeonatos organizados pela Federação. Quando criaram a categoria máster, comecei a ganhar títulos, já tendo conquistado quatro vezes o Brasileiro (1994, 1997, 2004 e 2008), duas vezes a Copa do Brasil (1996 e 2008) e várias vezes o Paranaense e a Taça Paraná.

3. Olhando o Futebol de Mesa ultimamente, para você o que mais evoluiu desde a época que foi criada a CBFM – Confederação Brasileira de Futebol de Mesa?

Com certeza, a organização..

4. Todos os seus adversários notam sua preocupação em anotar seus gols e também do seu oponente, você sempre fez isto, quando começou e como mantém este arquivo histórico?

Desde que comecei a jogar, eu peguei a mania de anotar os resultados. Já fazia isso em cadernos escolares, que infelizmente se perderam no tempo, na minha adolescência. Quando comecei a participar da regra 12 toques, desde o meu primeiro jogo anotei em cadernetas, as tenho guardadas até hoje, o nome do meu adversário, o time que eu joguei os números dos meus jogadores que marcaram gols e também o número dos jogadores marcadores dos gols dos adversários. Mantenho atualizado no computador o scout anual, com o número de jogos, número de vitórias, de empates, de derrotas, gols marcados e sofridos, além da média de cada item. E não precisa ser jogo oficial, qualquer partida que eu faço, desde que as regras sejam obedecidas, vai para a minha estatística.

5. O Futebol de Mesa sofre uma concorrência muito grande com os jogos eletrônicos, você conseguiu fazer do seu filho um excelente botonista, tendo ele já conseguido o título de Campeão Brasileiro. Qual o conselho que você dá aos pais, velhos botonistas, para que atraia seus filhos para jogar botão?

Eu levei uma grande vantagem sobre os pais atuais porque naquela época o Atari não exigia tanta atenção como os games de agora. Mas se fizerem o que eu fiz: comprar uma mesa, comprar os times e, principalmente, jogar com eles, será um atrativo que com certeza ganhará dos jogos eletrônicos. Este é o meu conselho.

.6. No seu Estado, o Paraná, qual a modalidade de Futebol de Mesa é mais praticada e como este esporte e visto pela mídia local?

A modalidade mais praticada é a “bola – 12 toques”. Estamos começando a praticar a modalidade “dadinho – 9 x 3” e realizamos o primeiro paranaense da regra neste mês e já está programado para outubro, o 1º campeonato brasileiro da regra. A mídia não faz nada espontaneamente. Temos conseguido algumas notícias e alguns programas esporadicamente. No geral, a sensação que tenho é de desconhecimento e falta de interesse.

.7. Em relação ao Futebol de Mesa, você ainda tem um sonho?

Claro que tenho. Ver o nosso esporte ser praticado por mais pessoas e atingir o status de esporte olímpico. O Campeonato Mundial já aconteceu recentemente na Hungria.

8. Qual a importância deste novo site e que mensagem que você deixaria para os leitores do www.armandinhofutmesa.com.br?

Iniciativas com esta são sempre importantes e agradáveis. Eu sou leitor assíduo do Futebol de mesa news e sei que, a partir de agora, terei uma nova fonte de conhecimento do nosso esporte. É muito bom saber o que está acontecendo com o futebol de mesa em todos os cantos do Brasil onde ele é praticado. Aos leitores deixo uma saudação afetuosa e o convite, para aqueles que ainda não são praticantes, que procurem uma agremiação e venham fazer parte desta maravilhosa família de botonistas.

Sobre o autor

Armandinho joga botão há mais de 45 anos. Disputou quase todos os Campeonatos Brasileiros individuais da Regra oficial de 12 Toques realizados em vários Estados Brasileiros e foi Campeão Pernambucano em todas as Regras que disputou. É o Presidente do RECIFE ARENA - Clube Armandinho de Futmesa