RAIO X DO FUTEBOL DE MESA EM PERNAMBUCO

A ideia que tive para criação de um Site foi exclusivamente em prol do Futebol de Mesa, e sempre procurei emitir opinião no sentido de fazer crescer esse esporte, principalmente no meu Estado. Durante todos esses anos, desde que Pernambuco foi incluído entre as Federações que criaram a CBFM  – Confederação Brasileira de Futebol de Mesa, que acompanho o crescimento deste esporte no Brasil principalmente em meu Estado, onde sempre procurei divulgar esse esporte no sentido de cada vez vê-lo crescer ainda mais.

Neste momento tenho sido cobrado por algumas pessoas de Recife  e até de outros Estados para dar minha opinião sobre como está o Futebol de Mesa em Pernambuco que já foi a liderança deste esporte no Nordeste em virtude da ausência minha e de outros conhecidos Botonistas nas competições Nacionais Oficiais.

Resolvi fazer um Raio X da atual situação no que se refere prática e desenvolvimento desse esporte que mais cresceu no País em comparação aos outros esportes amadores, mesmo sabendo que mais uma vez sofrerei as críticas  e serei vítima de boatos como aconteceu este ano.

Ssaliento que o escrito a seguir são opiniões minhas e situações fáceis de serem comprovadas por quem realmente queira levar o Futebol de Mesa como um esporte sério.

Vou começar historiando toda minha experiência vivida nesses mais de 40 anos participando, organizando e muitas vezes implantando o “jogo de Botão” no nosso Estado.

Conforme está descrito em outra seção deste site, Pernambuco sempre se caracterizou em jogar o Futebol de Mesa com a maior diversificação de Regras. Quando foi fundada a Federação Pernambucana de Futebol de Mesa no final da década de 80, duas Regras Oficiais foram implantadas,que foram:

A de 1 Toque Chamada de Regra Baiana jogada no Sport Recife e no Clube Geraldão

A de 3 Toques, chamada de Confederada, jogada na AABB Recife e no Clube dos Correios. Em todos os outros locais do Estado só se praticava a regra

Fora essas duas existia a  Regra Leva-Leva que nunca foi oficializada, mas ainda é até hoje bastante praticada

Na década de 70, antes da oficialização do Futebol de Mesa como esporte, devido a influência de um grande jornalista esportivo chamado Ivan Lima que era botonista e oriundo da Bahia, os pernambucanos passaram a conhecer mais uma das Regras oficiais que foi a de 1 Toque, esta totalmente diferente das que se jogava no Estado que era a Leva- Leva que citei anteriormente e a Pernambucana que menciono mais adiante.

Mesmo com boa influência na mídia, a modalidade 1 Toque nunca vingou em Pernambuco e acredito que o principal motivo tenha sido a grande diferença entre ela e o tipo de “jogo de botão” praticado no Estado,  talvez por isso é que  mesmo estando com mais de 30 anos implantada em Pernambuco até hoje não conseguiu chegar a ter 30 botonistas e nem mesmo ter nos três clubes regulares, (quando digo regular é devidamente registrado na CBFM), praticando a modalidade 1 Toque.

Quero deixar claro que as coisas que cito agora, não se trata de revanchismo e nem quero reviver o caso da grande disputa que houve em Pernambuco no início do ano quando dois grupos antagônicos disputavam a filiação na CBFM por duas Federações hoje existentes em Pernambuco, assunto para mim vencido quando da opção definida pela Confederação Brasileira.

O fato real é que dos clubes hoje filiados a Federação Pernambucana e homologados na Confederação Brasileira de Futebol de Mesa – nenhum, repito NENHUM, deles praticam regularmente a Regra 1 Toque que continua restrita a no máximo 20 botonistas jogando em um clube amador que não é filiado a FPFM, mas continuam a disputar as Competições Nacionais representando Pernambuco.

Exponho meu ponto de vista e tenho certeza que nosso esporte nunca poderá se tornar um esporte olímpico ou até mesmo ser levado a sério por determinadas entidades esportivas enquanto perdurar esse estágio de “ajeitado” que existe nas competições ditas oficiais que “em tese” deveriam prezar pela legalidade. O que continuo vendo (principalmente em Pernambuco) são competições recheadas de Botonistas representando Clubes sem qualquer  vinculação legal com a CBFM.

Mas, voltando a história do Raio X, relato a seguir a verdadeira situação de como anda, como são disputadas e quais são os clubes e Associações que praticam o Futebol de Mesa em Pernambuco que vivenciei participando efetivamente de Competições nestes mais de 25 anos.

No final da década de 80, após a oficialização do Futebol de Mesa como esporte amador oficial no Brasil, participei representando Pernambuco na fundação da CBFM  em Curitiba, onde  ficou decidido que todas Federações que naquele momento formavam da Confederação deveriam implantar as 3 Modalidades regulamentadas da época que eram, a de 1 Toque, a de 3 Toques e a de 12 Toques, porém sendo esta última a única não praticada em meu Estado fiquei com a incumbência de implantá-la.

Na foto a seguir com Manoel Tubino, na época Presidente do CND quando da oficialização do Futebol de Mesa como Esporte Nacional.

Com Manoel Tubino - Presidente da antiga CND - Conselho Nacional de Desportos

Com Manoel Tubino - Presidente da antiga CND - Conselho Nacional de Desportos

Achei naquela época que não seria difícil implantar a regra de 12 Toques em Pernambuco por ser a mesma a que mais se aproximava daquela Leva-Leva que mencionei acima e mais praticada naquela época pelos jogadores de botão nos diversos recantos do Estado.

Sendo assim comecei a minha cruzada, visitando vários locais onde se “jogava botão” em Recife e  tive a oportunidade de ajudar a implantar o Futebol de Mesa em vários e principais Clubes aqui de Recife, que listo abaixo ressaltando suas situações individuais.

CLUBE CHESF RECIFE – Sendo na época funcionário CHESF,  Empresa que tinha um clube bastante ativo consegui a implantar o Futebol de Mesa e chegamos a disputar competições, se filiando a FPFM, mas depois foi esvaziado com a mudança da diretoria e seu posterior fechamento.

Situação Atual do Clube CHESF – Não funciona mais como Clube.

CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE- Comecei a frequentar o Clube sabendo que  lá  existia  um grande grupo de Botonista que jogava a Regra não oficial  (Leva -Leva) e com botões diferentes dos padronizados para as Regras Oficiais, consegui implantar esta Regra oficial de 12 Toques, mas os botonistas não aceitaram padronizar os botões. Jogamos por duas temporadas e depois a clube acabou com o Departamento de Futebol de Mesa e hoje a maior parte daqueles botonistas ainda jogam em uma liga amadora utilizando a nossa bolinha e a Regra 12 Toques com os seus botões fora do padrão exigido pela CBFM.

Situação Atual do Náutico – Não pratica o Futebol de Mesa

CLUBE INTERNACIONAL DO RECIFE - Conseguimos implantar o Futebol de Mesa e jogamos uma temporada, mas não conseguimos filiá-lo a FPFM, o jogo de botão parou no clube e alguns botonistas estão espalhados entre os clubes que jogam hoje o Futebol de Mesa.

Situação Atual do Internacional – Não pratica o Futebol de Mesa

CLUBE PORTUGUÊS DO RECIFE – Clube de muita tradição em Recife em esportes amadores, fui convidado para implantar o Departamento de Futebol de Mesa, mas houve dificuldade porque o clube só aceita a participação de sócios e não pude levar o projeto pra frente.

Situação Atual do Clube Português – Não pratica o Futebol de Mesa

SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE- Sendo sócio patrimonial do clube cheguei com intenção de reativar o Departamento de Futebol de Mesa visto que ele já era filiado a Federação Pernambucana, mas não estava praticando este esporte em suas dependências e existia apenas um dos seus diretores jogando a modalidade 1 Toque assim mesmo fora do clube. Consegui implantar a Regra Pernambucana (não oficial) e a Regra 12 Toques e ajudei a montar uma sala exclusiva para o Futmesa. Foi no Santa onde tive o maior apoio de um clube com uma sala exclusiva para a prática do Futebol de Mesa, jogamos por vários anos inclusive participando de várias competições Nacionais tendo conseguido uma das minhas maiores conquista que foi o vice Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa modalidade 12 Toques em competição realizada na cidade de São Paulo. Infelizmente, como sempre acontece frequentemente nos clubes, a mudança de diretoria fez com que o Departamento de Futebol de Mesa fosse paralisado. Nas fotos a seguir, primeiro estou recebendo a premiação em Campeonato  Brasileiro Master em São Paulo representando o Santa e na outra com o Presidente do Clube descerrando a placa de Inauguração da Sala de Futebol de Mesa.

Representando o Santa Cruz e recebendo premiação no Brasileiro 12 Toques

Representando o Santa Cruz e recebendo premiação no Brasileiro 12 Toques

Inauguração sala de Futebol de Mesa do Santa Cruz

Inauguração sala de Futebol de Mesa do Santa Cruz

Situação Atual do Santa Cruz- Neste ano retornou com o Futebol de Mesa e está filiado as duas Federações existentes em Pernambuco, optou pela FPFM e disputa as competições por ela patrocinada, tomara que a atual diretoria aceite ter botonistas participando e comparecendo ao clube sem serem sócios, na minha época esse foi o principal impasse que encontrei por que tínhamos botonistas torcedores do Náutico e do Sport comparecendo a sala do Santa sem querer se associar ao clube.

AMÉRICA FUTEBOL CLUBE – Consegui implantar o Futebol de Mesa no Clube e associá-lo a Federação Pernambucana, disputamos uma temporada, inclusive consegui ser Campeão Pernambucano e disputar competições Nacionais representado o Clube, pena que o América não tenha tido condições de manter um espaço na sede e ficamos apenas com uma temporada, na foto a seguir o momento em que recebo o troféu de Campeão Pernambucano pelo Clube.

Campeão Pernambucano Master 2011 jogando pelo América

Situação Atual do América – Não pratica o Futebol de Mesa

AABB RECIFE – Já era sócio do clube quando conheci o Futebol de Mesa praticado lá, sendo filiado e fundador da FPFM havia sido implantadas duas modalidades oficiais, a regra de 1 Toque embora com poucos botonistas e a Regra de 3 Toques, que era bastante praticada e Departamento de Futebol de Mesa era prestigiado pelo clube. Por esta modalidade chegamos a disputar várias competições Nacionais e conseguimos agregar outros clubes como a AABB de Caruaru e o SESI de Moreno, jogamos vários anos, mas a saída de algumas lideranças fez com que a modalidade 3 Toques fosse paralisada. Consegui implantar a modalidade 12 Toques, inclusive com a formação de uma escolinha  cujo maior fruto dela é garoto Matheus, atual líder do Campeonato Pernambucano patrocinado pela FEFUMEPE e que esta filiado pelo Recife Arena.  Pela AABB também disputei várias competições Nacionais muitas vezes patrocinado pelo clube e fui Campeão do Nordestão categoria Master. A seguir, fotos com o troféu de Campeão Brasileiro Bronze e a participação jogando a modalidade 3 Toques.

Campeão Brasileiro Bronze 2006 - Socorro SP

Campeão Brasileiro Bronze 2006 - Socorro SP

Representando a AABB Recife - Modalidade 3 Toques

Situação Atual  da AABB Recife -Segue filiada a FPFM, mas não pratica regularmente o Futebol de Mesa nas dependências do clube, ou seja, não tem um local exclusivo para a prática do esporte.  A grande dificuldade para o crescimento do número de praticante no clube é que esta AABB só aceita botonistas que sejam sócios contribuintes, e tendo uma mensalidade um pouco alta muitos botonistas não tem condições financeiras de se associar e por isso não podem pertencer ao clube como atleta e não existe um trabalho de polarização dos sócios para a prática desse esporte. Mesmo filiado a CBFM através da FPFM não tem nenhum botonista com registro na Confederação, ou seja só existe para dar legalidade a Federação em que está filiado.

AABB CARUARU- Conforme mencionei acima, sob a influência de sua coirmã de Recife, iniciou na década de 90 a praticar o Futebol de Mesa e durante muitos anos praticou apenas a modalidade 3 Toques, com o esvaziamento desta modalidade conseguimos ajudar a implantar a modalidade 12 Toques que funciona até hoje e conseguiu que o clube criasse a categoria de sócio atleta com um pagamento de valor menor o que dá condições de ter mais botonistas filiados ao clube, coisa que a AABB Recife não aprovou.

Ginásio da AABB Caruaru, Liberado para Competições

Ginásio da AABB Caruaru, Liberado para Competições

Situação atual da AABB Caruaru – Mantém a domínio das decisões tomadas pela FPFM e todas as competições promovidas este ano por essa Federação foram realizadas em Caruaru, pois o clube libera o seu ginásio para as competições. Embora tenha havido a saída de algumas antigas lideranças, o clube apoia a atual FPFM que mantém as competições desta Federação com a participação dos Botonistas do Santa Cruz, da Liga Jardim Brasil, de outros clubes da região não filiados ( por exemplo, o Nacional de Belo Jardim), como outros clubes do Recife como o Real Boa Viagem, Castelo e Grêmio que mesmo sem estarem devidamente regulares, conforme exige a CBFM, participam normalmente das competições ditas “Oficiais” pelos que as coordenam.

LIGA JARDIM BRASIL - Essa Associação só pratica a modalidade 12 Toques, foi fundada por um grupo de botonistas de Olinda e funcionava na sede de uma associação de bairro da cidade. Estava disputando as competições patrocinada pela FEFUMEPE onde era filiada e pediu desfiliação para se filiar a FPFM

Situação atual da Liga Jardim Brasil – Como a Associação do bairro, em que ela funcionava regularmente, foi demolida está provisoriamente instalada em um Colégio particular na cidade de Olinda  e não tem um local definitivo para a prática desse esporte neste Colégio, dependendo sempre da liberação de uma área improvisada quando este Colégio não está funcionando.

SPORT CLUB DO RECIFE – Começo a prática do Futebol de Mesa na década de 80 jogando apenas a modalidade 1 Toque, mas participou pouco das competições oficiais nesta modalidade.

Sala Climatizada - Bom espaço para o Botonismo

Sala Climatizada - Bom espaço para o Botonismo

Situação atual do Sport Recife – Está atualmente filiada a FEFUMEPE  e mantém a melhor estrutura para a prática do Futebol de Mesa em Recife. Detém de uma sala climatizada e mantém frequentes competições internas, mas apenas na modalidade 12 Toques. É o Clube com o maior número de botonista e disponibiliza seu Ginásio Esportivo para a realização das competições patrocinadas pela FEFUMEPE.

Ginásio Marcelino Lopes - Liberado para competições no Sport

Ginásio Marcelino Lopes - Liberado para competições no Sport

ZZ CLUBE DE FUTEBOL DE MESA – Com sede em Caruaru, esse clube é recém fundado e por enquanto não está filiado a qualquer Federação, nasceu para praticar predominantemente a modalidade 12 Toques através de José Edson, uma das lideranças da Cidade.

Situação atual do ZZ Futmesa -  Está formando a equipe e estruturando o clube e tem recebido apoio de botonistas e antigas lideranças que não jogam pela AABB Caruaru e deverá se filiar em breve a alguma Federação.

APFM – ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA – Comecei a “jogar botão”  ainda garoto nessa Associação  onde aprendi a jogar no final da década de 60, pratica regularmente a Regra Pernambucana não oficial, mas com um grande número de adeptos. Fui o seu primeiro Presidente quando conseguimos  seu registro como Associação. Consegui, com a aceitação dos seus botonistas, implantar algumas coisas que eram usadas na Regra Oficial 12 Toques, como por exemplo o modelo e material que é fabricado seus campos e a limitação de 12 Toques, ainda tentei oficializar a Regra na CBFM, mas não consegui.

Jogando Botãobol na Regra Pernambucana

Jogando Botãobol na Regra Pernambucana

Situação atual da APFM – Continua em atividade apenas praticando a Regra Pernambucana, não tem interesse em se vincular a qualquer Federação e sobrevive até hoje graças a alguns abnegados que bancam a maioria das despesas de manutenção do espaço da sua sede.

Toda essa minha cruzada em prol da implantação do Futebol de Mesa, especificamente a modalidade 12 Toques nos clubes a Associações citadas acima sem grande êxito durante esses 25 anos e a falta de garantia de continuidade do Futebol de Mesa nos clubes, principalmente nos grandes clubes em Recife foi o principal motivo que fez com que eu resolvesse fundar o meu clube, o Recife Arena- Clube Armandinho de Futmesa.

O RECIFE  ARENA surgiu apenas com a intenção de praticar o Futebol de Mesa e tem como objetivo fazer crescer esse esporte  e prezar sempre pela transparência, legalidade e dignidade dos seus membros.

Recife Arena - Fundado em 2013 apenas para prática do Futmesa

Recife Arena - Fundado em 2013 apenas para prática do Futmesa

Situação atual do Recife Arena – Fundado este ano, tem sua sede vinculada a uma Empresa do meu filho que é botonista, está em nossos planos para 2014 a manutenção de um espaço exclusivo para o botonismo, na sede da Empresa ou em outro local que está sendo avaliado.

Conforme mencionei, toda essa experiência vivida fez com que eu tivesse uma certeza que as principais características que fazem com que os clubes a Associações crescerem a fazerem com que o Futebol de Mesa possam sobreviver são:

1ª) Condição financeira – Os grandes clubes normalmente não investem em departamento amador, principalmente no Futebol de Mesa que é normalmente praticado por antigos jogadores de botão, dificilmente se encontra um clube amador praticando esse esporte a não ser quando ele é dominado por algum abnegado abastado que resolve bancar os custos e manutenção necessária, como é o caso da APFM.

2ª) Nível intelectual / Gerencial – Muitas vezes um Clube resolve investir na pratica do Futebol de Mesa ou Associação é fundada para tal, no entanto para atender as exigências que o atual mercado impõe hoje, no que diz respeito ao cumprimento de Regras, objetivos, informações on line e marketing, se faz necessário ter à frente pessoas com tempo disponível e nível intelectual necessário para se inserir um conteúdo digno de ser divulgado nesse meio tão exigente e cheio de Facebook,  Blogs, Sites etc. Infelizmente em Pernambuco, não conheço um clube amador ou uma Associação praticando regularmente o Futebol de Mesa que tenha à sua frente pessoas disponíveis capacitadas para isso. O Recife Arena tem por objetivo atender as necessidades que o Futebol de Mesa  impõe e estamos desenvolvendo mecanismos para atendermos esses pré requisitos.

3ª) Independência/Cooperação – Esses são itens difíceis de se conseguir em um grande clube. Analisando friamente os clubes que hoje em Recife praticam o Futebol de Mesa podemos observar que a maioria deles não levam a sério o Futebol de Mesa e esse esporte amador só funciona graças a abnegação de algum torcedor do clube que por amizade com a Diretoria daquela gestão abre o espaço na agremiação para o botonismo e mesmo assim se um Departamento específico ou uma Coordenação for criada, ficam sempre sujeitas a imposições ligadas aos estatutos do clube que muita vezes bloqueiam determinadas atividades necessárias ao bom desenvolvimento do Futebol de Mesa. Não existe independência e geralmente uma coordenação de Futebol de Mesa são obrigados a aceitarem participantes que se arvoram do direito de serem sócios, mas nada fazem no sentido de cooperar com esse esporte  e muitos deles nem sequer participam das competições e eventos internos ali realizados.

Essa é a Real situação do Futebol de Mesa que vivemos em Pernambuco, o Recife Arena nasceu com o objetivo de transpor todos esses obstáculos que vivenciei e relatei, tendo agora como seu principal objetivo o citado acima que é a criação de um espaço exclusivo para  a prática do nosso esporte

Gostaria de receber sugestões e críticas Botonistas ou simpatizantes do Futebol de Mesa  ligados a Clubes ou Associações que desejam praticar esse esporte tão apaixonante e que faz tantos amigos.

Estarei a disposição de ajudar no que for possível para que possamos ter mais clubes regulares e em condições de praticar o Futebol de Mesa dentro do padrão de legalidade e normalidade exigidos para um esporte reconhecido como oficial no Brasil, criado e iniciado no nosso País e já difundido em todo Mundo.

Abraços

Armandinho

Sobre o autor

Armandinho joga botão há mais de 45 anos. Disputou quase todos os Campeonatos Brasileiros individuais da Regra oficial de 12 Toques realizados em vários Estados Brasileiros e foi Campeão Pernambucano em todas as Regras que disputou. É o Presidente do RECIFE ARENA - Clube Armandinho de Futmesa